Como limpar marfim



Marfim é um material duro, resistente e branco, por ser bastante poroso, absorve umidade rapidamente. Conservar antiguidades de marfim requer um certo cuidado, produtos de limpeza podem causar danos, descoloração ou manchas.

Ao longo do tempo, o marfim escurece ou pode ficar com um aspecto amarelado, desenvolve uma coloração na superfície conhecida como pátina. O amarelecimento também pode ser um indicio da degradação natural do material.

A mudança de cor é geralmente um indicador da idade da peça, portanto, se não deseja perder o valor de antiguidade do objeto, a patina não precisa ser removida. Você sempre pode consultar um profissional especializado que tenha a experiência necessária para cuidar e clarear o marfim corretamente.

No entanto, se deseja limpar o marfim, deixaremos algumas dicas para que você consiga deixar o material como novo por muito tempo, aprenda como conservá-lo para preservar toda a sua delicadeza natural.

Limpando marfim antigo.

Instruções

O primeiro passo é remover toda a poeira acumulada, assim durante a limpeza do marfim, você terá menos chances de riscar a peça. Utilize um pano macio e que não solte fiapos para tirar todas as partículas de sujeira. Para não danificar o material, procure não passar o pano com muita força.

Se precisa lavar o marfim para remover sujidades oleosas, pode tentar uma mistura de detergente neutro com água. Em uma tigela, adicione algumas gotas do detergente em água abundante, misture até formar espumas consistentes. Esfregue a peça de marfim com a mistura utilizando um pano macio. Antes de iniciar, procure torcer bem o pano para retirar o excesso de umidade e sabão.

Agora, enxágue um pano com água e torça-o para remover o excesso, passe sobre a peça para remover a solução de limpeza. Para finalizar, seque com um pano seco e macio, poderá utilizar o mesmo pano para lustrar o marfim. Se existem sujidades impregnadas, utilize uma escova de cerdas macias para remover a sujeira encrustada.

O truque para limpar o marfim é não encharcar demais suas peças, por ser um material poroso, pode manchar com facilidade.

Remover manchas

Se você deseja remover o amarelado do marfim ou manchas persistentes, pode tentar passar um pouco de bicarbonato de sódio sobre a peça. Essa dica também funciona com joias e dferentes objetos. Adicione o produto em um pano macio e esfregue-o vagarosamente na peça. Agora remova o restante do bicarbonato com um pano úmido e seque a peça novamente com um pano seco e macio como se fosse lustrá-la.

Outra dica para manter o marfim branco é limpá-lo com suco de um limão, faça a mistura em um recipiente com a metade de água. Limpe a peça com a solução e depois, utilize um pano umedecido em água para remover o excesso e, em seguida, seque-a completamente.

Dicas e informações adicionais

  • Mantenha o seu item de marfim sempre expostos à luz, quando deixado no escuro, com o decorrer do tempo, pode ficar com uma cor amarela.
  • Se existem pequenos locais com manchas ou sujidades, você também pode usar uma borracha branca para tentar remover as marcas.
  • A baixa umidade pode causar rachaduras nas peças, já a alta umidade pode deformá-las, o ideal é mantê-las em temperatura ambiente.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário