Como limpar melamina



A melamina é um material versátil, um tipo de resina que se assemelha ao plástico, é utilizada na fabricação de diferentes coisas, desde telhas, moveis, pisos laminados, peças automotivas à itens de cozinha, como, por exemplo, canecas, pratos, tigelas, potes e espátulas.

Por ser acessível, durável, resistente e, de fácil limpeza, a cozinha é o ambiente em que este material é mais usado.

Para cuidar e conservar o material sempre em perfeitas condições, devemos fazer uma limpeza adequada, sem usar produtos abrasivos que possam riscar ou alterar o seu brilho característico. Por isso, nesta matéria, deixaremos algumas dicas para limpar melamina branca ou colorida.

Limpar móveis de melamina.

Limpar móveis de melamina

Antes de iniciar qualquer tipo de limpeza, podemos passar um pano macio sobre o mobiliário para remover o máximo de pó e sujidades soltas.

Quando terminar, passe um pano levemente úmido com água e detergente neutro sobre o móvel e, em seguida, limpe com outro pano seco para remover a umidade. Para não deixar marca d’água, basta secar o mobiliário com um pano seco e macio.

Para conservar e manter os móveis de melamina sempre brilhantes, você poderá passar um pano seco de vez em quando, se possível de microfibra, porque além de lustrar, ajuda a remover o pó e a sujeira com facilidade.

Para evitar manchas e arranhões no acabamento, evite o contato do mobiliário com objetos abrasivos, mantenha os móveis de melamina longe da exposição direta do sol e umidade excessiva, faça a limpeza frequente, o ideal é sempre passar um pano levemente umedecido e secar logo em seguida.

Evite encerar os móveis de melamina para evitar arranhões e oleosidade, a superfície tem o seu brilho próprio e que pode ser mantido com uma manutenção adequada.

Cuidados para limpar e conservar seus móveis de melamina

Procure sempre limpar móveis de MDF ou MDP laminados ou com melamina com pouca água. Quando molhados em excesso, a água pode se infiltrar nas camadas, fazendo o material estufar ou esfarelar o aglomerado de madeira.

A dica é importante para cuidar dos armários, bancadas, mesas para escritórios e para salas de jantar, cadeiras e outros itens revestidos em acabamento melamínico.

Utensílios e objetos de melamina

Para limpar pratos, copos, talheres e outros itens de cozinha e também outros objetos feitos de melamina, você precisará primeiro remover todo o excesso de sujidades para não arranhar a superfície.

Quando terminar, se o material for lavável, mergulhe-o em água morna para facilitar na remoção de todos os resíduos.

Adicione algumas gotas de detergente neutro de louças em uma esponja úmida. Agora, você poderá lavar a melamina utilizando o lado macio da esponja.

Quando terminar, seque com um pano macio ou enxágue em água morna para remover todo o produto e finalizar a limpeza.

Seque os utensílios com uma toalha macia e, em seguida, guarde-os no armário da cozinha ou qualquer outro local apropriado. Assim a poeira e outras sujidades do ambiente não se acumulam nos objetos novamente. Se preferir, também poderá deixar secar em um escorredor de louças.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário