Como limpar um moedor de carne



Moedor de carne é um utensílio essencial que não pode faltar na cozinha porque ajuda a a preparar refeições frescas e saborosas. Seja elétrico, industrial ou até manual, o equipamento possui alguns componentes básicos para o seu perfeito funcionamento e aprender como limpar essas peças é fundamental.

Muitas vezes, quando processamos a carne no moedor, os resíduos restantes podem ser difíceis de remover e podem até obstruir o interior da máquina, dificultando o seu perfeito funcionamento.

Geralmente, a lavagem com água e sabão não é o suficiente para remover toda a gordura acumulada no aparelho. Por isso, nesta matéria, deixaremos algumas técnicas simples para ajudar a limpar o moedor de carne completamente.

Aprenda como limpar um moedor de carnes.

Preparando a limpeza

Sempre que possível limpe todos os componentes do moedor logo depois de utilizá-lo, ajudará a reduzir a possibilidade de corrosão e sujidades impregnadas.

Remover todo o excesso restante do seu moedor tornará a limpeza muito mais fácil. Por isso, antes de retirar os componentes do moedor para lavar, moa completamente um ou dois pães para ajudar a retirar o excesso. Outra opção é usar toalhas de papel de cozinha e passá-las através do moedor exatamente como moeria o alimento.

Lavar os componentes do moedor

Se o moedor de carne é elétrico, antes de começar, certifique-se de remover o plugue de alimentação da corrente de energia. Agora, certificando-se de ter cuidado, proceda com a desmontagem e limpeza dos componentes.

Lave todos as peças removíveis com água e detergente neutro. Encha uma tigela ou recipiente apropriado com água morna e detergente neutro e, em seguida, deixe todas as peças de molho por cerca de 15 à 20 minutos. Essa imersão ajudará a soltar qualquer resíduo que ainda está presente no aparelho.

Agora, para higienizar o moedor de carnes, mergulhe cada peça em uma solução de 4 litros de água para uma colher de água sanitária, ajudará a desinfetar as peças.

Depois, esfregue as partes do moedor, com a ajuda de uma esponja, água e detergente neutro. Se disponível, utilize uma escova para lavar garrafas com cerdas macias, porque ajudará a alcançar locais de difícil acesso. Então, remova e limpe todos os acessórios laváveis e utilizados para moagem, como, por exemplo, funil, tubo de alimentação e bandeja.

Remova os resíduos persistente com uma espatula plástica. Se você estiver usando um moedor elétrico, limpe a parte externa somente com a ajuda de um pano levemente umedecido em água, seque bem em seguida.

Depois de terminar de limpar todas as partes do moedor, seque-as com uma toalha limpa e seca, isso é fundamental para conservar o aparelho em perfeitas condições.

Dicas e informações adicionais

  • Sempre siga as orientações de desmontagem, manutenção e limpeza, presente no manual de instruções do aparelho;
  • Em intervalos regulares, procure lubrificar os componentes internos do moedor de carne com um pouco de óleo vegetal;
  • Guarde-o em sua caixa e, em um lugar seco, fresco, longe de umidade excessiva.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário