Como limpar móveis de MDF



O MDF é um material que se tornou bastante utilizado para fazer móveis, graças às suas propriedades e ao seu baixo custo, que pode oferecer mobílias perfeitas, de qualidade superior à valores acessíveis.

No entanto ainda há muitas dúvidas sobre como limpar móveis de MDF, sendo que esse tipo de mobiliário não é muito resistente a água e muitos proprietários dessa mobília não sabem como fazer uma limpeza profunda e bem feita com base nesse material.

Apesar do que muitas pessoas pensam, o MDF é um composto de fibra de madeira, um dos materiais mais avançados na fabricação de móveis, MDF é fácil de limpar e nesta matéria deixaremos dicas e informações de como conseguir fazer isso facilmente.

Como limpar móveis de MDF.

Leia também: como limpar o armário da cozinha.

Instruções

Primeiro, é necessário verificar o estado do MDF, se está lascado ou faltando alguma parte da sua superfície, caso isso aconteça, precisará evitar de molhar a madeira para que o móvel não fique encharcado e estufe durante o procedimento:

Para fazer a limpeza diária só precisará evitar que o móvel acumule poeira e sujeira, faça isso ao passar um pano levemente umedecido em água durante a faxina. Quando terminar, passe um pano seco para remover a umidade restante.

Para retirar a gordura dos móveis da cozinha, precisará utilizar um pano úmido e com algumas gotas de detergente neutro. Em seguida, passe um pano úmido e outro seco para deixar toda a superfície limpa e livre de qualquer umidade. Lembrando que móveis de MDF molhados podem apresentar bolhas e estufamentos, o que pode danificar de forma irreversível toda a mobília. Além disso, quando terminar, também pode limpar os puxadores das portas e gavetas.

Uma alternativa para você que não quer molhar o MDF é usar lenços umedecidos. Eles ajudam a limpar locais de acesso mais difíceis sem maiores problemas com a umidade.

Limpeza pesada

A cada 15 dias pode ser necessário fazer uma limpeza mais pesada em seus móveis. Caso seja possível, remova os objetos de cada armário, gaveta ou gabinete antes de limpar.

Faça uma solução caseira utilizando 1 colher de detergente neutro para cada litro de água e passe nos móveis com um pano, logo após seque bem e utilize um lustra-móveis à base de silicone incolor para ajudar a impermeabilizar toda a superfície.

Finalmente, limpe os objetos que estavam no interior do armário antes de colocá-los novamente. Fazendo isso, a higiene será completa e vai garantir mais tempo de limpeza, além de manter-se longe de insetos.

Remover manchas do MDF

Quando as manchas aparecem, precisamos fazer a remoção rapidamente para que a sujidade não se impregne, o que pode tornar todo o trabalho mais demorado. Se deseja aprender como tirar marca de copo, gordura, riscos, mofo e bolor, pode seguir as dicas caseiras que preparamos:

  • Gordura: utilize um pano que não solte fiapos com água e detergente neutro sobre a sujidade;
  • Mofo: aplique com um pano uma solução de vinagre e água, misturadas em partes iguais. Caso isso não funcione para tirar o bolor, passe um pano com a medida de duas colheres de água sanitária diluído em meio litro de água;
  • Para outras manchas: ao passar um pano com água e detergente neutro, deixe o produto por alguns minutos e depois limpe normalmente.

Limpeza do MDF CRU

O MDF cru nada mais é do que um tipo de MDF com acabamento em chapa crua, que ainda não passou pelo processo de acabamento e impermeabilização, possibilita bons resultados em pinturas e revestimento com PVC:

Para limpeza do MDF cru, utilize apenas um pano levemente umedecido, com detergente neutro ou sabão de coco líquido diluído em água. Seque logo em seguida com a ajuda de um pano macio e que não solte fiapos.

O que evitar na limpeza

Evite passar líquidos desengordurantes ou produtos de limpeza multiuso diretamente no MDF, porque embora seja resistente a líquidos, não é aconselhável, pode deixar o móvel amarelado ou até remover o acabamento.

Não utilize escovas de cerdas duras, esponjas de aço, removedores ou outros produtos abrasivos para a limpeza.

Dicas e informações adicionais

  • Apesar do trabalho maior, a grande dica para conservar seu móvel de MDF é sempre limpar a sujeira quando ela aparece. Remover manchas dias ou algumas horas depois, quando elas já estão impregnadas e secas, pode ser mais difícil.
  • O ambiente onde o móvel é colocado também contribui para sua conservação, sendo que o MDF é um produto criado para uso interior. Longe da ação do tempo e da umidade excessiva.
  • Caso encontre algum problema na mobília durante a manutenção de rotina, pode solicitar a orientação de um montador de móveis ou marceneiro para que seja feito os consertos necessários em seus móveis planejados, garantindo que cada item dure por muito mais tempo.

Pronto! Seguindo essas orientações simples é possível manter todas as característica dos móveis de MDF, sem que desbote ou que perca suas propriedades brilhantes. Além disso, evita acúmulos de impurezas e odores.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário