Como limpar os móveis de rattan



Além de fazer a correta manutenção, limpar móveis de rattan em intervalos regulares é fundamental, porque acarreta na qualidade e durabilidade que a peça alcançará.

Móveis de rattan são geralmente mobílias artesanais, leves, duráveis, confortáveis e com design diferenciado. Utilizando uma técnica de entrelaçar as fibras do material é possível fazer peças como, por exemplo, cadeiras, mesas, cestas e poltronas.

Muito encontrada em revestimentos e nas amarrações de móveis, as fibras trançadas de rattan podem ser difíceis de limpar, porque com o decorrer do tempo, tendem a acumular bastante pó e sujeira.

Um dos primeiros passos é identificar qual é o tipo de móvel de rattan que você tem em casa, porque cada tipo necessita de um tratamento específico. Móveis de rattan podem ser do tipo natural e sintético, se estiverem sujos, os primeiros devem ser lavados com pouca água e os segundos podem ser limpos normalmente.

Outro passo para cuidar dos móveis de rattan é saber quais os produtos adequados para sua limpeza. Assim, produtos abrasivos para limpar e tirar manchas devem ser evitados porque podem manchar, riscar e danificar a peça.

Como limpar rattan.

Como limpar móveis de rattan

Os móveis e outras diferentes peças feitas com esse material, como, por exemplo, organizadores, baús, caixa e cestos, devem ser limpos regularmente com pano seco e macio ou espanador.

É possível remover o excesso de sujidades e poeira dos seus móveis de rattan passando um aspirador de pó. O ideal é usar a escova de cerdas maciais acoplada ao aparelho para eliminar o excesso de poeira sem riscar o acabamento.

Ao limpar rattan tingido, pintado ou envernizado, faça movimentos circulares com a escova para não arranhar a superfície. Agora, após retirar todo o pó, você poderá passar uma escova de dentes levemente umedecida pela superfície do móvel para limpar os locais de difícil acesso.

Como lavar móveis de rattan

Para limpar rattan em fibra natural o ideal é utilizar um pano macio levemente umedecido com água morna e sabão neutro, esses elementos simples e caseiros permitem realizar a limpeza sem agredir as fibras dos móveis.

Quando terminar, para que o rattan não absorva excesso de umidade é necessário secar o material com a ajuda de uma flanela ou toalha seca. Isso porque quando o rattan permanece úmido, bolor pode aparecer e danificar o material.

Para limpar rattan em fibras sintéticas, lavá-los com a ajuda de uma mangueira e detergente suave. Além da aplicação de água morna e sabão neutro, podemos utilizar uma escova com cerdas macias para facilitar na faxina.

Para finalizar, apenas certifique-se de enxaguar todo o rattan e, em seguida, secá-lo com pano macio e que não solte fiapos.

Dicas e informações adicionais

  • O rattan é um material pouco resistente às intempéries do tempo, mesmo que seja tratado, com o decorrer do tempo os móveis de rattan de jardim podem estragar-se mais facilmente;
  • Se você quiser recuperar alguma peça ou móvel de rattan manchado ou danificado devido a ação do tempo, envernizá-lo ou até mesmo dar uma camada de tinta poderá ser uma opção;
  • Utilize um pequeno alicate ou pincel macio para retirar partículas de sujeira que não podem ser removidas ou alcançadas com a limpeza comum.

Se deseja acompanhar mais artigos parecidos a como limpar os móveis de rattan, já escrevemos outras matérias onde explicamos passo a passo como cuidar de outros objetos e matérias de fibras naturais semelhantes, aprenda também como limpar móveis de vime e bambu.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário