Como limpar o níquel



Neste artigo, iremos deixar dicas eficientes de como limpar o níquel corretamente, assim poderá deixar o metal sempre em perfeitas condições.

Aprenda como lavar e polir as suas peças niqueladas, veja como é possível remover manchas e restaurar o brilho natural desse tipo de metal.

Níquel pode ser encontrado em seu estado puro ou em ligas metálicas, é um metal duro e maleável que oferece bastante resistência a corrosão, é usado nas mais diversas aplicações, seja para aplicações industriais ou domésticas.

O níquel é muito utilizado para a produção de moedas, aplicações em galvanização e até em utensílios e objetos domésticos, como dobradiças, maçanetas ou torneiras.

Muitos desses objetos são feitos de níquel polido ou escovado, tornando o objeto mais moderno, bonito e com um acabamento diferenciado. Você pode limpar e dar brilho ao níquel regularmente, utilizando produtos suaves, de modo que sujeira e manchas não se impregnem no metal com o decorrer do tempo.

Maçaneta de porta de níquel.

Como limpar o níquel

Para fazer a limpeza do níquel deverá começar pelo método mais suave, onde é possível remover a maioria das sujidades. Se você precisa tirar manchas impregnas do metal, também poderá começar com esse tipo de lavagem suave, porque sujidades impregnadas, poeira e óleo, quando não removidas corretamente, podem funcionar como abrasivos, riscar o níquel e dificultar no processo de polimento do metal.

Passe uma flanela limpa ou pano macio sobre o item, vai ajudar a remover a poeira e outras sujidades que poderiam riscar o metal durante a lavagem.

Agora, lave o níquel com um pouco de detergente neutro em água morna. Depois, enxágue em água ou remova toda a solução de limpeza com um pano umedecido em água e, em seguida, seque bem o objeto com um pano macio e que não solte fiapos.

Se possível, procure utilizar um limpador de metal comercial para limpar suas peças de níquel. Utilize uma esponja de cozinha com o lado macio,nem precisa colocar força. Limpe e lustre até conseguir o brilho desejado.

Remover manchas difíceis

Para tirar manchas difíceis, você pode fazer uma pasta de limpeza com bicarbonato de sódio e água. Coloque o bicarbonato de sódio em um recipiente apropriado e, em seguida, adicione um pouco de água, deverá utilizar o suficiente para fazer a pasta. Agora, basta cobrir a sua peça de níquel com a pasta e deixar por alguns minutos até que seque. Depois de secar, faça a remoção com água e seque com um pano macio e que não solte fiapos.

Se a dica não funcionar, tente limpar as suas peças de níquel com vinagre. Para peças delicadas, procure utilizar 4 partes de água para somente 1 parte de vinagre. Se você pode deixar as sua peças em um recipiente, experimente deixá-las durante um dia para depois limpá-las completamente. Quando terminar, remova a solução com água e seque bem a peça, lustre com um pano limpo e seco para polir.

Remover ferrugem do níquel

Como acontece com a maioria dos metais, o níquel também podem oxidar com o decorrer do tempo, quando exposto à umidade ou água excessiva. Fazer a remoção da mancha no primeiro sinal de ferrugem é importante, assim a limpeza poderá ser facilitada.

Pontos de ferrugem menores podem ser removidos com o uso de papel alumínio. Apenas dobre a folha até formar uma bola e esfregue a área afetada.

Se você já tentou fazer a limpeza com bicarbonato de sódio ou vinagre, poderá tentar fazer uma pasta de limpeza utilizando vinagre e sal, basta misturar uma parte de vinagre para duas de sal. Quando terminar, aplique a pasta no níquel usando uma esponja. Deixe por alguns minutos, e depois esfregue as manchas de ferrugem. Se necessário, repita os passos.

Como polir o níquel

Depois de terminado todo o processo de limpeza, algumas sujidades sobre a parte superior do níquel podem ser facilmente removidas com o polimento. Podemos utilizar diferentes métodos, alguns são indicados para tipos específicos de metais nobres, como por exemplo, a prata, platina e ouro. Mas também existem métodos que podem ser utilizados em praticamente qualquer tipo de metal.

Para polir o níquel, você deverá utilizar um pano limpo e destinado somente para lustrar, tirar manchas e retirar o excesso de umidade provocado durante a limpeza. Se possível, procure usar um pano de microfibra, seria a melhor opção, porque esse tipo de material não solta fiapos e não é abrasivo.

Dicas e informações adicionais

  • Você pode testar uma pequena área antes de limpar o níquel, assim poderá saber se o produto é adequado para o seu objeto;
  • Sempre evite de utilizar produtos e ferramentas de limpeza abrasivos para não danificar o revestimento do metal;
  • Procure secar o metal logo depois de realizar a limpeza;
  • Antes de iniciar qualquer tipo de limpeza, você pode tentar entrar em contato com o fabricante da sua peça e obter informações detalhadas de como proceder com a  manutenção.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário