Como limpar nobuck



Quer aprender como limpar nobuck em casa utilizando produtos caseiros? Acompanhe o artigo e veja como é possível deixar o nobuck higienizado e com a aparência renovada seguindo dicas caseiras.

O nobuck é um tipo de couro bastante utilizado na confecção de sapatos, sapatilhas, bolsas, casacos, cintos, carteiras, jaquetas e até em móveis como, por exemplo, sofás e estofados.

Geralmente, encontramos o produto nas cores bege e marrom, mas pode ser fabricado em diferentes cores, podemos limpar o nobuck colorido da mesma forma que limpamos o nobuck tradicional.

Embora seja um material delicado, suscetível a manchas e sujidades o método de limpeza é bastante semelhante a limpar camurça, outro material que exige cuidados durante a limpeza, podemos limpar o nobuck sem muito esforço, utilizando produtos domésticos ou limpadores de couro tradicionais.

Para manter o nobuck com aparecia impecável e sempre em perfeito estado de conservação é preciso fazer a limpeza correta, sempre evitando de lavar o material, pois poderia danificá-lo ou manchá-lo.

Como limpar nobuck.

Como fazer a limpeza de nobuck

Use uma esponja macia ou escova de limpeza com cedas macias para limpar a superfície do couro nobuck, vai ajudar a remover a poeira e sujidade menos impregnada. Faça movimentos circulares para polir suavemente e limpar a sujeira.

Agora, limpe o nobuck com um desengordurante próprio para o material, está é a melhor alternativa para se livrar de marcas ou manchas sem correr o risco de danificar a superfície. Aplique o limpador e desengraxante de couro em uma escova macia e proceda com a limpeza.

Se o nobuck está muito sujo e você não deseja utilizar o produto de limpeza apropriado, poderá lavá-lo usando apenas um pano úmido, para remover sujidades persistentes usar um pano levemente umedecido com água morna e algumas gotas de detergente neutro na área afetada, secar em seguida com a ajuda de uma pano macio e seco. Assim ajudará a soltar vários tipos de resíduos, poeiras ou sujidade.

Se houver manchas de lama no nobuck, o mais recomendado é esperar que seque à sombra e, em seguida, utilize uma escova de limpeza para remover a lama já seca.

Se o nobuck é de cor clara, poderá limpar a superfície suja com a ajuda de uma borracha, assim você não precisará molhar o material, o que pode ajudar a não manchá-lo.

Como conservar e cuidar do Nobuck

Tão importante quanto limpar é não sujar o nobuck, para que dure por muito tempo é necessario cuidar do nobuck corretamente.  O mais indicado é remover qualquer sujeira da superfície o mais rápido possível, assim a sujidade não terá tempo de se tornar impregnada.

Cuidar e conservar nobuck.

Se acontecer de cair respingos, líquidos ou sujeiras, limpe o mais breve possível com um pano levemente úmido e, em seguida, seque com um pano seco e macio.

Depois de proceder com a limpeza, conserve os seus artigos em nobuck aplicando um selante ou protetor projetado para esse tipo de couro, o recomendável é aplicar a proteção a cada seis meses. Esse tipo de produto é geralmente um impermeabilizante e ajuda a proteger o nobuck contra manchas e sujeiras.

Se você não pode utilizar um produto apropriado, poderá utilizar um condicionar neutro e um pouco de água para fazer uma pasta de limpeza, faça a mistura da solução utilizando pouca água e proceda com a limpeza utilizando uma escova macia. Essa pasta vai ajudar a hidratar o nobuck e limpá-lo ao mesmo tempo, quando estiver concluído, passe um pano seco e macio para remover o excesso.

Dicas e informações adicionais

  • Procure sempre evitar o excesso de água sobre o nobuck. Para não manchar ou ressecar a superfície, não encharque o couro com água, nem mesmo se tiver manchas difíceis de serem removidas, como por exemplo bolor, mofo ou tinta;
  • Escovas de cerdas bem macias são as mais indicadas para remover sujidades desse material tão delicado. Existem escovas próprias para nobuck, mas não é um acessório obrigatório, basta utilizar uma escova bem macia;
  • Antes de proceder com água, procure tentar limpar o nobuck a seco, sempre deixe o material secar a sombra;
  • Siga as recomendação de lavagem indicadas na etiqueta ou manual do produto;
  • Você pode encontrar limpadores e impermeabilizantes de nobuck em lojas de calçados de boa qualidade.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário