Como limpar paletes de madeira



Paletes, geralmente de madeira, metal ou plástico, são utilizados para fazer a otimização do transporte de cargas com a utilização de empilhadeiras ou paleteiras.

Se você deseja dar uma nova serventia para o palete que seria descartado ou reciclado, antes precisará aprender como limpá-lo.

Os paletes podem ajudar a compor a decoração de diversos cômodos da casa, seja na sala, na cozinha, no quarto ou em ambientes externos.

Nesta matéria, deixaremos dicas de como limpar paletes de madeira. Um palete em boas condições, que será transformado em bancadas, estantes, mesas, cadeiras e etc, deve estar limpo, higienizado, depois pintado ou envernizado.

Quando você terminar de fazer toda a manutenção corretamente, você terá a matéria-prima pronta para fazer a criação de móveis de decoração que desejar.

Como limpar paletes de madeira.

Limpando os paletes

A melhor opção para limpar um palete é, sem dúvida, utilizando uma lavadora de alta pressão, é a maneira mais fácil e rápida, de qualquer modo, se não temos o aparelho, sempre podemos usar uma mangueira, uma esponja e detergente.

Antes de iniciar a limpeza, é recomendável passar uma vassoura de cerdas duras, vai ajudar a remover o pó e outras sujidades, também é possível utilizar um aspirador de pó.

O resultado não precisa ser perfeitamente limpo, ainda vamos higienizar, lixar e tratar a superficie. Nesta etapa, precisamos remover a poeira, terra, cimento e tuda a sujidade impregnada que pode ser encontrada. Em seguida, deixe secar. Se você já tiver um bom palete limpo, somente uma limpeza a seco será necessária.

Higienizando os paletes

Alguns paletes foram mantidos em contato com diferentes tipos de produtos. Agora, serão usados para construir diferentes tipos de móveis, que podemos estar em constante contato, nesse caso, pode ser interessante higienizar o palete.

Para fazer isso, é possível fazer uma solução de limpeza. Utilizando uma balde com água, adicione um pouco de detergente líquido e água sanitária e, em seguida, utilizando uma esponja, passe por toda a superfície do palete.

Este processo de higienização pode ser feito antes ou depois de lixar o palete, mas se você fizer isso depois de lixa-lo, a madeira será melhor desinfetada.

Lixando e tratando as peças

Antes de lixar, confira o que está na madeira. Se existir grandes lascas, pregos ou parafusos soltos, poderá atrapalhar o lixamento. Procure obter superfícies lisas, pelo menos, ligeiramente planas. O que não pode ser removido, deverá ser consertado.

A madeira utilizada para a fabricação do palete não é de alta qualidade. Além de ajudar a remover as farpas, o lixamento ajuda a tornar a peça lisa e limpa.

Para fazer um bom lixamento, devemos começar com a lixa mais grossa, vai ajudar a remover a sujeira incrustada. Quando terminar, utilize uma lixa bem fina para dar o acabamento.

Para que a madeira não fique riscada, enquanto você lixa, é recomendável respeitar o sentido dos veios da madeira. Se você possui uma lixadeira elétrica, poderá utilizá-la. Depois de lixar, remova todo o pó. Antes de tratar o palete, ele deverá estar limpo e seco.

Utilizando o verniz ou tinta para madeira de sua escolha, passe o pincel no sentido dos veios da madeira, procure passar o pincel uniformemente para não marca-lo. Para melhores resultados, poderá repetir o processo duas ou três vezes. Para repetir o processo, deixe secar por pelo menos um dia.

Dica e informações adicionais

  • Se deseja utilizar o palete em local externo, para uma maior durabilidade, deverá utilizar um verniz ou tinta formulada especialmente para locais externos, proporcionará melhor resistência e proteção contra as intempéries do tempo;
  • Quando a peça estiver devidamente limpa e tratada, poderá acompanhar a matéria de como limpar madeira envernizada ou pintada, assim o palete durara por muito tempo;
  • Se existem buracos ou pequenas imperfeições sobre o palete, você pode aplicar massa para madeira antes de aplicar a tinta;
  • Paletes de plásticos e de metal também são fáceis de se limpar corretamente. Poderá utilizar os mesmos métodos de limpeza. Na verdade, é muito simples, sejam eles do material que forem. Quando a manutenção estiver terminada, seque completamente a peça.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário