Como limpar uma panela de arroz elétrica



A panela de arroz elétrica é um eletrodoméstico que proporciona comodidade e facilidade na hora de usar, limpá-la também é muito simples e ainda ajuda a tornar a tarefa de cozinhar mais agradável.

Embora esse tipo de aparelho ofereça bastante praticidade e faça todo o trabalho sozinho durante o preparo do alimento, é necessario que se faça uma limpeza manual após cada utilização.

Para que funcione corretamente e dure por muito tempo é necessario limpar a panela elétrica de arroz constantemente.

Seguindo algumas dicas, utilizando os produtos e utensílios corretos, podemos manter o aparelho sempre limpo, fazendo com que o eletrodoméstico funcione adequadamente e dure por muito tempo.

Panela de arroz elétrica.

Antes de começar a limpar a panela elétrica de arroz, remova o plugue de alimentação da corrente elétrica. Certifique-se de que a panela esteja totalmente fria, o tempo recomendado pode variar de acordo com tamanho e  modelo do produto.

Leia e siga as recomendações de cuidados e de limpeza do fabricante, as melhores dicas podem ser encontradas no manual de instruções do produto.

Não mergulhe a panela em água ou em outros líquidos. Nunca utilize produtos e objetos abrasivos de limpeza para lavá-la.

Limpar panela elétrica de arroz

Uma das principais dicas que pode ser utilizada ao limpar uma panela elétrica de arroz é que os componentes removíveis e destacáveis do eletrodoméstico, geralmente o pote principal, cesta de cozimento e a tampa, podem ser lavados da mesma forma como lavamos nossa louça de cozinha.

Esses componentes podem ser limpos com facilidade, remova-os da panela e lave-os utilizando água morna, sabão ou detergente neutro e uma esponja macia. Quando a lavagem estiver concluída, enxague todos os componentes em água e seque-os bem.

Se a tampa, válvula de vapor e coletor de água não são removíveis, limpe-os com a ajuda de um pano umedecido em água morna e depois enxugue com um pano macio.

Para obter melhores resultados, limpe todos os componentes logo depois de utilizá-los, fazendo leves movimentos circulares. Se a tigela apresentar quaisquer manchas difíceis de remover, pode ser necessário deixá-la de molho.

Se o alimento grudou ou queimou no fundo ou no lado do pote, remova o recipiente e deixe de molho por alguns minutos com água morna e algumas gotas de detergente neutro, se precisar removê-los com algum objeto, utilizar uma espátula plástica, sempre tomando cuidado para não riscar o revestimento antiaderente.

Limpe a parte externe e outros componentes não laváveis da máquina de arroz com uma pano levemente umedecido em água, após a limpeza, seque todo o equipamento com um pano macio e que não solte fiapos.

Não utilizar produtos de limpeza abrasivos, poderá riscar o equipamento e remover a camada externa de proteção.

Para ajudar a evitar a formação de bolor ou mofo, deixe os componentes recém limpos para secar antes de armazená-los em um local seco e arejado.

Como cuidar da panela de arroz elétrica

Se você utilizou sal de cozinha ou qualquer outro alimento áspero, será necessário enxaguar bem o pote antes de lavá-lo, ajudará a evitar corrosão e arranhões na superfície antiaderente do produto.

Com o aparelho ainda desligado, remova o pote da panela antes de adicionar algum alimento, vai ajudar a evitar que algum alimento caia entre o espaço da tigela e placa de aquecimento.

Sempre lave e seque cuidadosamente a panela elétrica de arroz depois de utilizá-la, guarde o produto em local arejado e longe de umidade.

Dicas e informações adicionais

Os componentes laváveis de alguns modelos de panelas de arroz podem ser lavados normalmente em máquinas de lavar louça. Para saber se o modelo da sua panela de arroz é lavável em máquina de lavar louça, aconselha-se a consultar o manual de instruções.

Depois de muitas lavagens a tigela pode perder as suas características antiaderentes, poderá untar a tigela com um pouco de óleo ou azeite antes de cozinhar alimentos.

Faça a limpeza interna e externa da panela de arroz antes de utilizá-la primeira vez.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário