Como limpar panela de pressão elétrica



A panela de pressão elétrica é um eletrodoméstico que permite preparar várias receitas de modo prático e fácil. Utilizando esse aparelho de cozinha é possível utilizar diferentes variedades de programações para cozinhar, ajudando a preparar alimentos em instantes.

Enquanto essas panelas elétricas de pressão fazem o alimento sem grandes dificuldades, requerem alguns cuidados de manutenção, para que continue bonita e funcionando perfeitamente por muito tempo é necessário saber como cuidar e limpar a panela de pressão elétrica.

A limpeza pode ser feita de maneira bastante simples, mas há várias coisas que você deve fazer ao limpá-la, lembre-se de que esse tipo de panela possui componentes eletrônicos que não podem entrar em contato com a água. Antes de iniciar a limpeza, sempre desconecte o aparelho da tomada e espere alguns minutos até que esfrie totalmente.

 

Panela de pressão elétrica.

Neste artigo, você poderá conhecer todos os passos necessários para limpar uma panela de pressão elétrica. Os passos são fáceis de serem seguidos e são semelhantes a limpar uma panela de arroz elétrica. Mas, antes de iniciar, deixaremos algumas dicas para que você consiga deixar a sua panela sempre em perfeitas condições:

  • Evite o uso de produtos de limpeza abrasivos para lavar a panela de pressão elétrica, poderá manchá-la ou danificá-la.
  • Antes de usar a sua panela elétrica de pressão pela primeira vez, lave todas as partes desmontáveis e todos os acessórios utilizando água morna, esponja macia e detergente neutro. Quando terminar, enxague e seque bem as peças.
  • Embora algumas partes sejam laváveis no lava louças, nunca coloque a panela de pressão elétrica inteira em uma máquina de lavar louça.
  • Para que a sujeira não se acumule e fique incrustada, limpe o aparelho imediatamente após cada utilização.

Passo a passo de como limpar a panela de pressão elétrica

A seguir, você poderá conhecer as etapas necessárias para deixar a sua panela elétrica de pressão limpa e higienizada, também poderá conhecer dicas de como guardá-la. Em caso de dúvidas, siga as instruções do manual do seu equipamento, para aprender a fazer a limpeza de qualquer parte do produto, você sempre pode consultar o manual do fabricante.

Limpar a panela removível

Depois de utilizar a panela de pressão elétrica, espere até que o aparelho esfrie, retire o plugue de alimentação da tomada e, em seguida, retire a panela removível do produto. Para uma melhor limpeza, remova todos os restos soltos antes de iniciar a lavagem.

Geralmente, as panelas podem ser lavadas na máquina de lavar louça. Para confirmar, consulte o manual de instruções do equipamento. Se você estiver limpando a panela com as mãos, basta utilizar água morna, detergente neutro e esponja macia.

A parte interna da panela de cozimento é normalmente revestida com uma camada antiaderente. Portanto, use apenas um pano ou esponja macia durante a limpeza do interior da panela.

Se acontecer de algum alimento grudar em seu interior, para remover, utilize uma espátula plástica ou de madeira utilizando pouca força.

Antes de colocá-la de volta ao aparelho, complete a limpeza enxaguando e secando bem toda a panela com a ajuda de uma pano macio e que não solte fiapos.

Limpando a tampa

Lave toda a tampa, por dentro e por fora, utilizando água morna, esponja macia e algumas gotas de detergente neutro. Enxague bem toda a tampa e enxugue-a bem.

Ao remover a tampa, alguns modelos de panela de pressão elétrica utiliza uma espécie de disco de borracha, semelhante a uma junta. Para limpar essa borracha de vedação, retire-a com cuidado da tampa e lave-a em água morna e sabão. Enxague-a e seque-a completamente antes de colocá-la de volta na tampa.

Durante a lavagem da tampa, limpe a trava para evitar o acumulo de alimentos que pode entupi-la, basta movimentá-la para cima e para baixo sob água corrente, utilize uma escovinha para alcançar locais de difícil acesso.

Durante essa manutenção, certifique-se de verificar as posições da borracha antes de removê-la. Também, se ela estiver desgastada ou bastante ressecada, deverá substituí-la por uma borracha nova.

Limpando a parte principal

A parte principal do equipamento não pode ser lavado em água, utilize um pano limpo e úmido e, em seguida, limpe-o cuidadosamente. Se existir sujidades impregnadas, você pode usar um pouco de água morna e detergente neutro para umedecer o pano, torça-o bem antes de passar sobre a peça.

Nunca mergulhe o aparelho principal em uma máquina de lavar louça ou na pia cheia de água. Algumas panelas de pressão elétricas contam com pequenos reservatórios para absorver o excesso de água. Você pode remover o coletor e lavá-lo em água morna e sabão.

Não se esqueça de secar completamente todas as partes removíveis e a parte principal do equipamento antes de ligá-lo novamente.

Como guardar a sua panela elétrica de pressão

Depois de utilizar a panela de pressão elétrica, desligue o aparelho, espere esfriar, higienize-o e seque-o completamente. Assim, na próxima vez que você for utilizá-lo, estará limpo e livre de odores desagradáveis.

Guarde o aparelho corretamente, depois de secar completamente todas as partes, monte a panela de pressão elétrica e feche a tampa utilizando a trava. Guarde o aparelho em local seco, arejado, livre de poeira e umidade

Dicas e informações adicionais

  • Se a sua panela de pressão elétrica ficar guardada por um longo período de tempo, lave-a antes de utilizá-la.
  • Se existirem manchas ou sujidades impregnadas difíceis de soltar, poderá utilizar um produto de limpeza suave para ajudar a soltar, se necessário, você pode usar um produto desengordurante. Porém, espirre em uma toalha, limpe e, em seguida, proceda com a limpeza de costume.
  • Para tirar o cheiro ou remover sujidades incrustadas no fundo da panela de pressão elétrica, lave com limão ou vinagre e água morna, costumam tirar o cheiro sem a necessidade de produtos industrializados, e depois passe o sabão normalmente. Se precisar, deixe de molho e, em seguida, lave normalmente.
  • Para que dure por um longo período de tempo, limpe a sua panela de pressão elétrica regularmente, fazer essa manutenção adequadamente vai ajudar a prolongar a durabilidade do equipamento.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário