Como limpar panelas de barro



Cozinhar em panela de barro é uma tradição milenar, alguns tipos de receitas típicas são particularmente adequadas para serem preparadas no recipiente porque deixa a comida com um sabor característico e diferenciado.

Por serem grossas, pesadas e delicadas, e também por geralmente serem feitas artesanalmente, as panelas de barro podem ser difíceis de lavar, armazenar e cuidar. São consideradas como sendo peças refratárias porque a argila, material com que a panela de barro é feita ajuda a manter os alimentos aquecidos por muito mais tempo.

Limpe a panela de barro à temperatura ambiente. Embora, para evitar sujidades impregnadas em seu interior seja recomendável lavá-la logo depois de utilizá-la, espere esfriar após o cozimento. Qualquer mudança brusca de temperatura pode danificar o barro da panela.

Como limpar uma panela de barro.Existam diferentes modelos e tamanhos de panelas de barro, como, por exemplo cumbucas, travessas, caldeirões, assadeiras e caçarolas e para que durem por muito tempo, precisamos aprender como limpar a panela de barro corretamente.

Limpe a panela de barro pela primeira vez

A panela de barro deve ser lavada e untada antes de ser usada pela primeira vez. Não lavar uma panela de barro nova com sabão ou detergente, porque a argila porosa vai absorver o sabão. Para isto, faça o seguinte, comece com uma simples lavagem com água morna para retirar sujidades soltas e, em seguida espere secar para começar a untar.

Passe azeite de oliva ou óleo de cozinha que ainda não foi utilizado dentro da panela e da tampa, espalhe bem por toda a superficie interna com a ajuda de um pincel. Deixe um pouco de excesso dentro da panela, cerca de duas ou três colheres rasas.

Na parte externa, passe por toda a superfície, sem excessos porque servirá somente para hidratar a argila. Agora, coloque a panela de barro no forno ainda frio e assim que aquecer é hora de apagá-lo. A panela terá apanhado temperatura suficiente, espere esfriar para que consiga retirá-la.

Já com a panela de barro à temperatura ambiente, encha o interior de água e, em seguida coloque para aquecer até que a água entre em ebulição. Desligue, deixe-a esfriar e já poderá lavar para começar a preparar diferentes receitas.

Como limpar uma panela de barro

Panelas de barro esmaltadas, vitrificadas ou curadas corretamente podem ser limpas com uma esponja macia e com sabão neutro em água morna, por exemplo, com o detergente que você usa para lavar os pratos. Caso contrário, devem ser lavadas em água quente, pois o sabão pode alterar o sabor dos alimentos.

Se exitem restos de alimentos grudados na parte traseira, lateral ou inferior da panela, você deve deixá-la de molho com água quente, vai ajudar a amolecer as sujidades, use uma esponja macia para esfregar a panela e remover os restos.

Para remover manchas difíceis, deixe a panela de barro de molho durante a noite com água suficiente para cobrir o local afetado e com aproximadamente 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio também irá ajudar a remover odores desagradáveis que podem aparecer depois de cozinhar alguns tipos de alimentos.

Quando terminar, enxugue-a para que não estrague. Guarde em um local arejado e longe de umidade excessiva.

Seguindo algumas simples etapas você conseguirá lavar suas panelas de barro sem danificar o material. E se você desejar conhecer dicas para limpar outros utensílios de cozinha, poderá acompanhar as matérias sobre como limpar panelas de cerâmica e panelas esmaltadas.

Dicas e informações adicionais

  • Antes de usá-la pela primeira vez, além de untar e limpar a panela de barro, deixe-a de molho em banho maria por aproximadamente 15 minutos. Isso ajuda a neutralizar o cheiro característico do material;
  • Se desejar eliminar o sabor de barro da panela, poderá tentar cortar e colocar duas ou três batatas em água até cozinhá-las;
  • Durante longos períodos de armazenamento, a panela de barro pode ficar com mofo e bolor. Para remover toda a sujeira, aplique uma pasta de partes iguais de bicarbonato de sódio e água. Deixe o produto por pelo menos 30 minutos e, em seguida, lave bem e deixe secar completamente, de preferência sob a luz solar;
  • Se existirem dúvidas quanto ao procedimento de limpeza, você ainda pode seguir as orientações do manual de instruções ou entrar em contato com o fabricante da sua panela de barro para obter maiores informações.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário