Como limpar panelas de cerâmica



A Panela de cerâmica acabou se tornado um utensílio de cozinha bastante utilizado. Esse tipo de panela, além de apresentar um visual elegante, ajudando a compor na decoração da casa, é bastante durável e fácil de limpar. Se utilizada e conservada adequadamente, possui uma maior durabilidade do que outros tipos de panelas e frigideiras.

Outra razão pela qual panelas de cerâmica são tão populares é que elas podem ser lavadas em uma máquina de lavar louça, mas sua lavagem manual também pode ser feita de forma rápida devido à sua característica de antiaderência, permitindo a remoção mais fácil de toda a sujeira.

No entanto, para que dure por muito tempo, é necessário cuidar da panela de cerâmica adequadamente. Depois de um tempo, se usadas inadequadamente, podem manchar e perder o seu brilho característico. Acompanhe a dicas que preparamos e aprenda a limpar uma panela de cerâmica corretamente.

Conjunto de panelas de cerâmica.

Instruções

O ideal é lavar a panela imediatamente após o uso com água morna, esponja macia e detergente neutro,  isso garante que nenhum tipo de resíduo ou crosta se impregne na superficie ou manche a panela. Deixe secar, se não for possível, certifique-se de esperar que a panela esfrie completamente antes de limpar.

Como tirar manchas de queimado de panelas de cerâmica

Se deixar queimar os alimentos na superficie da panela, deixe-a de molho em água morna durante alguns minutos antes de lavá-la. O melhor é usar apenas um pouco de água morna e mergulhar a panela de cerâmica para remover qualquer sujidade impregnada. Dependendo de como a mancha se fixou, o tempo de imersão pode variar de 15 minutos a meia hora. Depois disso, utilize uma esponja macia para remover a mancha. Tente não utilizar produtos abrasivos, pode riscar ou danificar a peça.

Remova manchas utilizando bicarbonato de sódio

Remova sujidades soltas e restos de alimentos que foram deixados na superfície. Adicione bicarbonato de sódio na panela, o suficiente para cobrir os alimentos que tenham ficado grudados. Agora, adicione água morna e vinagre branco, diluídos em partes iguais, o suficiente para umedecer a solução de limpeza, deixe descansar por duas horas. Lave a panela, e se tudo correr bem, as sobras devem se soltar completamente. Para finalizar, lave a panela com água quente e detergente neutro e, em seguida, enxágue bem.

Usando sal para remover a mancha

Se ainda existem sujidades que teimam em não sair, o sal de cozinha pode ajudar a remover manchas de panelas de cerâmica. Adicione duas colheres de sopa de sal na panela ou frigideira, o suficiente para cobrir a área danificada e, em seguida, esfregue-a usando uma esponja macia. Para obter melhores resultados, deixe as panelas descansarem durante a noite em uma solução com 1 xícara de sal e 2 litros de água.

Remova óleo impregnado da superfície

O primeiro passo é enxaguar a peça para remover qualquer resíduo que não tenha aderido à superficie. Adicione uma xícara de vinagre branco para cada quatro xícaras de água na panela. Aqueça a solução de limpeza até que entre em ebulição. Quando terminar, espere esfriar e, em seguida, limpe o fundo da panela com uma espátula plástica não abrasiva. Se necessário, limpe-a também com uma esponja macia.

Azeite de oliva serve para ajudar a preservar a panela

Preservar a superficie antiaderente da panela de cerâmica é outro elemento importante. Se você deseja cuidar da sua panela, aumentando a sua durabilidade, além de limpá-la corretamente, também poderá aplicar uma fina camada de óleo de oliva por todo o interior da panela antes de guardá-la. É muito simples, basta adicionar um pouco de azeite na panela ou frigideira e usar papel toalha. Utilizando outro papel toalha, limpe cuidadosamente o azeite.

Dicas e informações adicionais

Antes de usar a panela de cerâmica pela primeira vez, remova qualquer etiqueta e faça a lavagem. Em seguida, para que dure por muito tempo, unte a superfície com óleo de cozinha e aqueça a panela por 2 a 3 minutos. Quando terminar, espere esfriar e lave-a com a ajuda de uma esponja macia e detergente neutro em água morna.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário