Como limpar panelas esmaltadas



Manter uma panela esmaltada limpa é uma tarefa que muitas vezes pode parecer complicada e demorada, especialmente quando não sabemos que produtos de limpeza usar. Remover manchas, lavar e até eliminar maus cheiros são alguns dos procedimentos que devemos realizar ao ter uma panela desse tipo em casa.

Independentemente do modelo de panela esmaltada, ela pode estar sujeita a diferentes tipos de sujidades. Por isso, é fundamental cuidá-la e limpá-la corretamente de modo a evitar que as sujeiras se impregnem, o que pode acabar por prejudicar sua durabilidade, revestimento e aparência.

Neste artigo, deixaremos algumas dicas para limpar panelas esmaltadas, aprenda como conservá-la corretamente com métodos simples de lavagem, limpeza profunda, e remoção de manchas.

Limpando uma panela esmaltada.

Instruções

A lavagem da panela esmaltada pode ser feita de maneira fácil, depois de utilizá-la, mergulhe a panela em água morna e detergente neutro. Esfregue suavemente a superfície com uma escova macia ou esponja de limpeza.

Não utilize produtos abrasivos como palha de aço, pois pode danificar ou riscar a superfície de cozimento esmaltado ou antiaderente. Lave a panela e repita a imersão e lavagem quando necessário.

Remover manchar

Ao remover manchas de queimado da panela esmaltada, pode tentar diferentes métodos, para não danificá-la, recomenda-se primeiro o método mais suave.

Aplique um pouco de detergente neutro e água quente na panela, o suficiente para cobrir a área queimada e, em seguida, deixe a panela de molho durante a noite. O método suavizará as partes queimadas, tornando muito mais fácil para esfregar todas as sujidades.

Se você precisa de um modo rápido, encha a panela com uma parte de detergente neutro para três partes de água, deixe a mistura entrar em ebulição durante 5 a 7 minutos. Agora, deixe a mistura descansar até ficar morna e, em seguida, esfregue conforme necessário.

Outro método simples e eficaz é utilizar bicarbonato de sódio e vinagre branco, o que também é ótimo para remover maus odores. Basta fazer uma pasta consistente com os produtos e, em seguida adicioná-los na panela, esfregue conforme necessário. Eventualmente, pode ser necessário repetir os passos algumas vezes para deixar a panela impecável.

Utilize suco de limão e sal. Esprema um pouco de suco de limão na panela, adicione um pouco de sal e comece a esfregá-la com a ajuda de uma esponja macia ou escova de cerdas. Agora, as manchas devem ser removidas, basta enxaguar a panela.

Uma vez que a panela esmaltada é limpa, você pode passar um pouco de vinagre branco sobre o interior com a ajuda de um pano macio e que não solte fiapos. Irá ajudar a tornar o interior brilhante novamente.

Dicas e informações adicionais

  • Geralmente, uma panela esmaltada pode ser lavada em lava-louça, para evitar manchar, riscos sobre a superficie e para uma maior longevidade, recomenda-se lavar a mão;
  • O método também pode ser utilizado por quem precisa limpar caçarolas, grill, potes e frigideiras esmaltadas.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário