Como limpar panelas de inox



Nesta matéria, deixaremos dicas caseiras sobre como limpar uma panela de inox, você vai aprender a deixá-la limpa e brilhante como nova.

Para que consiga tirar manchas e comida grudada da sua panela, deixando-a pronta para ser utilizada, neste artigo ensinaremos a você alguns truques caseiros para que também saiba como limpar uma panela de aço inoxidável queimada.

Devido ao seu uso diário, isto pode acontecer nas frigideiras e panelas que são fabricadas com esse material, para que o seu utensílio de cozinha de aço inox fique sempre bonito e com brilho, você pode seguir sempre algumas rotinas de conservação, seja durante o preparo dos alimentos ou durante a limpeza da panela.

A seguir estão algumas maneiras simples e eficientes de manter o aço inoxidável limpo e sem manchas. O brilho é uma característica natural do material, portanto, se forem limpas adequadamente, as panelas poderão estar sempre brilhando.

Panelas em inox.

Panelas de inox não são difíceis de lavar

Para deixar a sua panela de inox limpa e higienizada, utilize uma esponja macia, detergente neutro e água morna, enxague em água e, em seguida, seque bem com um pano macio e que não solte fiapos.

Para não riscar ou danificar o material, evite utilizar produtos de limpeza abrasivos, esponjas de aço abrasivas devem ser evitadas.

Algumas substâncias contidas na água podem deixar alguns tipos de manchas na panela, depois da lavagem, sempre que for possível, enxágue com água morna e seque o mais rápido possível.

Como limpar panelas de inox queimada

Sua panela de aço inoxidável queimou o fundo durante o preparo do alimento? Este truque caseiro poderá limpá-la sem danificá-la:

  • Cubra a parte queimada com água quente e acrescente detergente para lavar louça. Depois, deixe a solução descansar até esfriar. Agora, esfregue a comida grudada com palha de aço, suavemente para não riscar a superficie.
  • Se ainda sobraram restos de sujidades impregnadas, cubra toda a parte queimada utilizando vinagre branco, esprema um limão e, em seguida, coloque a panela suja no fogão. Deixe-a fervendo por alguns minutos, pelo menos 4 minutos.
  • Quando terminar, deixe-a esfriar um pouco para que possa esfregar a comida restante com a esponja de limpeza.

Como tirar manchas de panelas de inox

Você pode utilizar um produto Limpa Inox, você encontra o produto de limpeza em supermercados, ideal para quem precisa remover marcas de ferrugem, oxidação e manchas. Também ajuda na remoção de sujeira incrustada.

Se deseja utilizar um produto caseiro, basta usar uma mistura de bicarbonato, vinagre branco e água morna, é uma solução rápida para remover as manchas escurecidas e renovar o brilho das panelas inox.

Dicas e informações adicionais

  • Para que a panela dure por muito tempo, o recomendável é que sempre siga as orientações de utilização do fabricante.
  • As panelas de inox com teflon, quando queimadas devem ser descartadas, pois ao queimar, pode fazer o revestimento liberar substancias.
  • O aço inoxidável é, basicamente, uma liga metálica que apresenta grande resistência à abrasão e corrosão. Por ser bastante versátil, durável e brilhante, é um material indicado para ser usado em utensílios de cozinha.
  • Ainda assim, inox tem algumas desvantagens, pode perder o seu brilho característico com o decorrer do tempo, o que pode deixar a panela com uma aparência manchada e amarelada.
  • Se deseja restaurar o brilho, deixá-la brilhando como nova, depois de limpar a panela, utilize uma batata ao meio, basta esfregá-la muito bem. Quando terminar, lave com água morna e detergente neutro.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário