Como limpar um pano de microfibra



Confira a matéria que preparamos e aprenda como lavar um pano de microfibra em casa, conheça dicas e truques para deixar esse tipo de pano de limpeza livre de manchas e sujidades utilizando produtos simples e acessíveis.

Os panos possuem várias funções e existem diferentes maneiras de serem utilizados. Além de não riscar e não soltar fiapos, a flanela de microfibra limpa sem a utilização de produtos, sendo um ótimo substituto para os trapos, estopas e panos de algodão.

Embora seja bastante resistente e durável, precisamos limpar o pano de microfibra corretamente para que todas as suas características sejam mantidas, permitindo remover a sujeira, enxugar e dar brilho em diferentes superfícies e objetos.

Como limpar um pano de microfibra.

Leia também: como limpar um sofá de microfibra

Como limpar o pano de microfibra

De um modo geral, a microfibra utilizada em panos e flanelas de limpeza é feita a partir de uma combinação de dois polímeros sintéticos o poliéster e poliamida. Nos panos de melhor qualidade, estas fibras são tecidas e unidas em fio e, em um diâmetro pequeno, o resultado é um produto com incrível capacidade de remover a sujeira e umidade.

Para remover a maioria dos resíduos e para limpar os seus panos de microfibra, você só precisa de água morna. Produtos de limpeza, amaciantes e removedores de manchas devem ser evitados porque podem prejudicar as fibras do pano, fazendo com que o artigo pare de funcionar de forma eficaz. Então, quando precisamos lavar esses panos e para preservar a qualidade, devemos deixá-los de molho e, em seguida, enxaguá-los com água.

Além disso, antes de iniciar qualquer tipo de limpeza, procure seguir as orientações do fabricante. Na etiqueta com as instruções de lavagem você poderá encontrar tudo o que necessita saber sobre como cuidar desse tipo de toalha.

Limpeza de um pano de microfibra à mão

Quando terminar de usar, não guarde ou deixe o pano sujo por muito tempo, o ideal é lavar logo em seguida, assim a sujeira não terá tempo de aderir nas fibras do tecido.

Lave em água morna e, se necessário, esfregue delicadamente com a ajuda de uma escova de lavanderia. Quando terminar, basta tirar o excesso de água e pendurar para secar na sombra.

Como o pano de microfibra é usado para a limpeza, pode ficar bastante sujo e manchado com o decorrer do tempo. Em alguns casos, pode ser necessário lavar a flanela com produtos específicos, nestes casos o melhor é usar detergente neutro ou sabão de coco.

Umedeça cada peça separadamente para remover qualquer sujidade que ainda não esteja impregnada no tecido. Em seguida, coloque-as em um balde com água morna e com algumas gotas de detergente neutro, deixe de molho por alguns minutos para amolecer a sujeira, esfregue delicadamente e enxague em seguida.

Para finalizar, remova todo o sabão restante da microfibra e outros produtos que podem estar sobre a superfície, coloque a microfibra de molho em uma solução de vinagre e água.

Embora não seja necessário, esse passo é indicado para manter a maciez e as características de limpeza da microfibra. A solução pode ser feita com vinagre diluído em água na proporção de meio copo para dois a três litros de água. Pronto, agora resta enxaguar e colocar o pano de microfibra para secar na sombra.

Limpeza de um pano de microfibra na máquina

Primeiro, lembre-se de nunca misturar panos de limpeza com roupas, cobertores, toalhas de banho, edredons ou lençóis de microfibra. Além disso, para evitar as bolinhas nos tecidos, lembre-se de nunca misturar tecido de microfibra com algodão.

Agora, poderá iniciar o processo de pré-lavagem, especialmente aconselhável para panos, flanelas e toalhas com oleosidade, suor ou sujidade acumulada. Algumas máquinas mais modernas já contam com o programa de pré-lavagem, fazendo com que não seja necessário deixar as peças de molho em um balde.

Mas não basta colocar o pano dentro do equipamento, passe uma pequena quantidade de sabão neutro ou utilize sabão de coco líquido na peça e esfregue as áreas sujas com escova macia e, suavemente para não desgastar as tramas do tecido.

Depois de completar o programa de pré-lavagem ou deixar as peças de molho por alguns minutos em um recipiente apropriado, faça a lavagem na máquina utilizando o ciclo delicado. Encha a máquina com água o suficiente para cobrir todos os panos e adicione uma pequena quantidade de detergente para roupas delicadas e sem amaciante.

Além disso, para recuperar as fibras do pano de microfibra, é recomendável que se utilize um pouco de vinagre branco e somente durante o processo de enxague. Embora seja um amaciante natural, que permite deixar as toalhas macias, também funciona como um removedor de resíduos, permitindo que se remova os resquícios de sabão que ainda podem estar impregnados nas fibras.

Remover manchas e od0res

Se é necessário remover manchas e odores desagradáveis, antes de iniciar qualquer tipo de limpeza, umedeça cada tecido. Em seguida, esfregue uma pasta feita de bicarbonato de sódio com um pouco de água e vinagre sobre cada pano. Deixe a solução descansar por alguns minutos. O bicarbonato de sódio e o vinagre são produtos caseiros e eficientes que permite começar a limpeza dos panos de forma acessível e simples.

Dicas e informações adicionais

  • Evite utilizar amaciante de roupas, o produto fecha os poros da toalha e acaba totalmente com a eficácia da microfibra.
  • Procure não utilizar água sanitária para clarear ou remover manchas do tecido. Se fizer isso, o pano vai se desbotar e se desgastar rapidamente.
  • Não seque na secadora ou passe os panos de microfibra utilizando o ferro de passar porque poderá danificar as fibras.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário