Como limpar panos de prato de cozinha



A limpeza do pano de prato pelo menos uma vez por semana é extremamente necessária e recomendável para manter nossa cozinha e nossas louças livre de bactérias e sujidades.

Devido ao uso constante, os panos de prato acumulam sujeira e mau odor, por isso devemos limpá-los com frequência para evitar que eles acumulam germes e para que permaneçam em prefeitas condições por mais tempo.

Além de deixar ao sol em intervalos regulares para remover o odor e umidade, também precisamos lavar o pano de cozinha para remover toda a sujeira.

Como limpar um pano de prato da cozinha.

Leia também: como lavar panos de microfibra.

Instruções

Se não deseja utilizar a máquina de lavar, coloque o pano em um balde e, em seguida coloque água quente e adicione detergente ou sabão de roupas. Esfregue bem o pano com a ajuda de uma escova de lavanderia e depois enxágue o detergente para que não permaneçam vestígios de espuma.

Depois de enxaguar, coloque em um balde ou na pia e cubra o pano com água e uma colher de sopa de água sanitária. Deixe por 20 minutos e depois enxague muito bem o pano. Deixe secar ao ar livre e estará pronto para uso quando secar. Para que não desbotem, a água sanitária só deve ser utilizada para lavar panos brancos e não coloridos.

Clarear pano de prato encardido

Quando o tecido é muito sujo, também é possível clarear o pano de prato encardido com bicarbonato. Para conseguir isso, só precisamos colocar os panos em um litro de água fervente para cada colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe por dez minutos antes de colocar para lavar como de costume. Se o tecido é muito amarelado, também pode colocar um pouquinho de sal.

Limpeza rápida e econômica

Se deseja conhecer uma maneira de lavar panos de prato que seja simples e eficiente, também pode utilizar o micro-ondas. Além de ser rápido, também pode deixar seus paninhos branquinhos e livre de manchas.

Primeiro, molhe o pano em água e depois esfregue um pouco com sabão. Quando terminar, coloque a peça ainda úmida dentro de um saquinho para microondas. Caso isso não seja possível, pode tentar com um saquinho de plástico, daqueles fornecidos pelos supermercados.

Pronto, leve ao micro-ondas e deixa durante um a dois minutos. O tempo pode variar dependendo da capacidade do seu eletrodoméstico.

Dicas e informações adicionais

  • Se o pano de prato não é branco, o alvejante poderá descolorir o tecido. Se deseja manter as cores do tecido, pode substituir o produto por vinagre ou sabão para roupas coloridas.
  • Deve-se evitar de usar amaciante em panos de prato para que o tecido não crie uma película que poderá dificultar a absorção de umidade.
  • Use um pano para cada tarefa. É aconselhável evitar de usar o mesmo pano para diferentes tarefas, procure utilizar um pano para secar os pratos, um único pano para limpar a bancada, outro para eliminar os restos de comida, um para banheiros, etc.

Pronto! Como podemos perceber, o pano de cozinha pode ser lavado de diferentes maneiras. Na máquina de lavar como de costume ou também com um pouco de vinagre, alvejante, bicarbonato, em um balde com água e detergente ou até mesmo no microondas, com cuidado para que não seja danificado.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário