Como limpar papel de parede



Seja em qualquer ambiente do apartamento ou casa, na sala, banheiro, cozinha ou quarto, o papel de parede pode proporcionar conforto e comodidade é um item de decoração de interiores que possibilita transformar o ambiente sem a necessidade de realizar obras, sua aplicação é geralmente rápida e limpa.

Neste artigo será possível conhecer algumas dicas caseiras sobre como limpar papel de parede, veremos como deixá-lo limpo e com um olhar renovado, sem danificar a superfície.

Com o decorrer do tempo os papeis de parede podem acumular poeira, sujeira e até mesmo manchas, embora a maioria dos modelos fabricados suportem limpezas ocasionais, podemos tomar algumas medidas para evitar manchar ou rasgar o papel.

Imagem ilustrativa sobre como limpar um papel de parede.

Antes de inicializar a limpeza é necessário verificar se o papel de parede é lavável ou não, o de vinil e o vinilizado podem ser lavados com água e detergente neutro, geralmente estes passos já limpam e retiram as manchas e bolor que são causadas pela umidade do ambiente.

Antes da lavagem, coloque um revestimento onde você vai efetuar a limpeza, evite danos causados por excesso de água e sabão. Evite revestimentos de plástico, eles não absorvem água e tornar-se escorregadios quando molhados com sabão.

Faça uma limpeza seca para retirar poeira e outras sujidades que podem acabar riscando ou manchando o papel de parede durante a lavagem, utilize um espanador, pano macio ou aspirador de pó com cerdas macias.

Ao começar a lavar o papel de parede, sempre faça a limpeza de lado a lado e de cima para baixo, ideal para evitar manchas, lave a parede inteira em apenas uma única sessão, evite utilizar produtos abrasivos, utilize sempre uma esponja macia, usando sempre o mesmo tipo de solução de limpeza.

Como lavar um papel de parede

Fazer a limpeza de um papel de parede lavável é mais simples do que parece, tudo pode ser feito rapidamente utilizando um pouco de água morna, detergente neutro ou sabão de coco.

  • Encha um balde com água morna e depois adicione algumas gotas de detergente neutro, faça a mistura até conseguir formar uma espuma consistente.
  • Mergulhe um esponja macia na água e depois retire o excesso de água, mantenha a esponja umedecida.
  • Preceda com a limpeza do papel de parede, comece de cima para baixo e lave a esponja em água limpa conforme necessário.
  • Use um pano seco, limpo e que não solte fiapos para retirar o excesso de umidade enquanto você realiza a manutenção, quando estiver terminado seque todo o papel de parede utilizando um pano seco e macio.

Como retirar manchas do papel de parede

Se a lavagem não removeu as sujidades impregnadas, acompanhe algumas dicas para ajudar a retirar manchas, mofo e marcas de dedo do papel de parede.

  • Primeiro tente fazer a limpeza utilizando uma borracha branca ou utilizando miolo de pão, esfregue suavemente para tirar a mancha.
  • Caso você não seja bem sucedido na remoção da mancha, é possível tentar realizar uma limpeza um pouco mais abrasiva, faça uma pasta de limpeza utilizando um pouco de bicarbonato de sódio e água.
  • Utilize um pano macio, limpo e que não solte fiapos para efetuar a limpeza, primeiro teste em um local escondido para verificar se não haverá descoloração do papel, esfregue suavemente para remover a mancha.

Papeis de parede não laváveis devem ser limpos com mais cuidado, a fricção durante a limpeza e a umidade podem danificar, manchar ou rasgar o papel de parede.

Para quartos de criança, cozinhas, banheiros, ou outros locais sujeitos a umidade e sujidades, é aconselhável optar por aplicar um papel de parede resistente, o de vinil pode ser uma ótima opção é lavável e limpa com facilidade.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário