Como limpar pedra sabão



O esteatito conhecido como pedra sabão ou também saponito é uma rocha não porosa e metamórfica de cor verde ou cinza escuro composta principalmente de talco. É uma pedra que apresenta um superfície bastante resistente a manchas, umidade e corrosão.

A pedra sabão é fácil de limpar e manter, por ser altamente resistente as altas temperaturas e interpretes do tempo, é usada na confecção de artesanato e esculturas. Também por absorver o calor e depois distribuí-lo uniformemente é usada na fabricação de certos utensílios domésticos, como, por exemplo, para fazer pedras de pizza, fondue, bancadas, panelas e interiores de fornos.

Ao contrário do mármore ou granito, a pedra sabão não é porosa, o que dispensa a necessidade de ser selada. Embora seja bastante durável, é propensa a riscos, podemos seguir alguns passos na hora de limpar a pedra sabão sem danificar ou riscar sua superfície.

Aprenda como limpar pedra sabão corretamente.

Instruções de limpeza

Adicione algumas gotas de detergente neutro em um balde com água morna ou qualquer outro recipiente apropriado. Mexa a solução até que se forme uma espuma consistente. Para lavar panelas de pedra sabão ou outros objetos pequenos, pode adicionar algumas gotas de detergente ou sabão e água diretamente na esponja.

Mergulhe a esponja macia ou pano que não solte fiapos no balde e limpe a superfície da pedra sabão completamente. Se existem sujidades impregnadas, antes de tentar raspar e para que não risque, deixe a peça de molho em água quente com um pouco de detergente e vinagre. Deixe que os resíduos amoleçam com o tempo antes de iniciar a lavagem.

Quando terminar, elimine qualquer resíduo de sabão ou água da superfície da pedra sabão utilizando um pano macio e que não solte fiapos.

Agora, para que não grude poeira ou outras sujidades, seque as peças com a ajuda de um pano limpo, seco e macio.

Se preferir, você pode usar um produto de limpeza geral em sua pedra sabão. A superfície é impermeável, esse tipo de produto não prejudica a aparência e não compromete a qualidade da pedra.

Fazer a manutenção periódica

Mesmo que você não aplique óleo mineral na pedra sabão, ela pode escurecer com o decorrer do tempo. Para que a pedra escureça uniformemente e fique com aparência renovada, é possível passar óleo mineral regularmente. O procedimento também ajuda a esconder pequenas imperfeições e arranhões.

Exemplo de pedra sabão tratada.

Despeje uma pequena quantidade de óleo mineral na superfície que será polida e lubrificada e, em seguida, passe um pano limpo macio e que não solte fiapos para lustrar a pedra sabão.

Após o procedimento, você pode remover o excesso de óleo utilizando outro pano ou até mesmo uma toalha de papel.

Se deseja escurecer a pedra sabão uniformemente, a manutenção deve ser feita a cada duas semanas. Depois disso, o procedimento pode ser feito a cada dois meses.

Reparar pedra sabão

Pedra sabão é propensa a arranhões e marcas. Se o objeto ficou arranhado, pode tentar passar um pedaço de lixa fina, usando movimento circular e suave sobre a superfície.

Siga sempre os passos de molhar a lixa com um pouco de água e passar suavemente, sempre fazendo movimentos circulares. Limpe a poeira residual com uma esponja levemente umedecida em água morna.

Para completar a restauração, aplique uma pequena quantidade de óleo mineral em um pano macio e, em seguida, esfregue-o na área que foi lixada. Vai ajudar a revitalizar o brilho e cor natural.

Ao passar a lixa sobre a pedra sabão, você tornará a cor da pedra mais clara, se deseja uniformizar a cor da área riscada e lixada, deverá passar óleo várias vezes.

Dicas e informações adicionais

  • Pedra sabão é propensa a riscos e marcas, não é recomendado que você utilize palhas de aço ou outros produtos abrasivos;
  • Se você vai usar a sua panela de pedra sabão ou outro utensílio de cozinha constituído com esse material pela primeira vez, além de limpá-lo bem, precisará curar a pedra sabão para que não trinque ou rache durante o aquecimento;
  • Se você deseja manter a cor da pedra sabão, pode tentar evitar que a cor mude com o decorrer do tempo aplicando um selante para pedra.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário