Como limpar persianas romanas



Quer aprender como limpar persianas romanas? Um dos benefícios desse tipo de cortina é que elas exigem muito pouca manutenção. São fáceis de limpar, com apenas alguns utensílios domésticos podemos mantê-las sempre em perfeitas condições.

Você pode impedir que a sujeira se acumule fazendo a limpeza periódica da persiana. Geralmente, realizar esse tipo de manutenção toda semana seria o suficiente. Ocasionalmente você precisará realizar uma limpeza mais profunda. Isto ajudara a remover manchas e sujidades impregnadas.

O modo como se limpa persianas romanas é relativamente fácil. Embora não seja muito complicado, antes de iniciar a manutenção, é aconselhável verificar primeiro se a cortina romana que deseja limpar, é de fato lavável.

Esse tipo de cortina pode ser fabricada em diversos modelos, com vários tipos de tecidos e diferentes cores. Cada tecido corresponde a um método de lavagem diferente, as fibras sintéticas requerem uma manutenção mais fácil, podem ser facilmente lavadas em casa. Já as fibras e tecidos naturais de linho, seda, algodão, lã, bambu e camurça precisam de alguns cuidados adicionais para não manchar ou encolher.

Persiana romana

Limpar persianas romanas

A limpeza periódica pode ser feita facilmente com a ajuda de um aspirador de pó, assim a sujeira solta será removida facilmente e não se espalhará para outros cômodos ou objetos da casa. Ao iniciar, o recomendável é que se utilize um adaptador apropriado, com por exemplo o bocal de escova. Se preferir utilizar o espanador, procure sempre iniciar a limpeza de cima para baixo.

Antes de iniciar uma limpeza mais profunda o recomendável é que sempre siga as recomendações do fabricante, no entanto, se souber que tipo de material a persiana e feita, poderá fazer a limpeza sem grandes dificuldades.

Tecidos sintéticos como, por exemplo o nylon, poliéster ou pvc podem ser lavados com um pano umedecido em água com um pouco de detergente neutro, depois de fazer a limpeza, remova o excesso com um pano umedecido e seque bem para não manchar.  Se o seu modelo é de tela solar, procure passar uma flanela seca com sabão neutro.

Tecidos e fibras naturais requerem cuidados especiais para não manchar ou encolher durante a lavagem, o recomendável é que sempre verifique as instruções da etiqueta do produto, assim você poderá saber se a persiana romana pode ser lavada na maquina de lavar. Se não pode ser lavada, faça a limpeza a seco, utilizando um higienizador a vapor, evitando ao máximo o contato com a água.

Se necessita remover sujidades impregnadas, mofo ou bolor da persiana romana, poderá fazer a limpeza localmente na região afetada utilizando um produto de limpeza especifico para o tipo de tecido ou material da persiana.  A umidade precisa sempre ser evitada. Por isso, é importante não passar nenhum produto de limpeza abrasivo ou deixar a persiana com umidade depois de limpá-la.

Por fim, em determinado tempo, poderá ser necessário realizar um limpeza profunda na persiana, esse tipo de limpeza é geralmente realizada por uma empresa ou profissional capacitado, onde é feita uma lavagem, em que a persiana é imersa em produtos específicos para desencardi-la sem danificá-la.

Dicas e informações adicionais

Não se esqueça de limpar os trilhos da persiana, poderá utilizar o aspirado com bocal fino, flanela ou espanador de pó.

Ao iniciar a manutenção, aproveite para verificar as condições dos trilhos ou suporte da cortina, poderá ser necessário fazer a lubrificação do trilho e o aperto de alguns parafusos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário