Como limpar um pilão de madeira



O pilão pode ser fabricado a partir de diferentes tipos de materiais, tais como madeira, bambu, pedra, cerâmica, vidro, mármore ou ferro, em função da sua finalidade, pilões de madeira são adequados para triturar somente especiarias e alimentos secos, pois tendem a absorver os odores e aromas dos alimentos.

Assim como outros utensílios de cozinha feitos de madeira o pilão pode ter algumas ranhuras que facilitam a absorção dos odores de alimentos que foram moídos dentro dele. A textura porosa e áspera da madeira também pode absorver o odor do produto que você usar para limpá-lo.

Por isso, nesta matéria, deixaremos dicas de como limpar um pilão de madeira corretamente, aprenda como higienizar e tratar a superfície para que o objeto dure por muito mais tempo.

Pilões de madeira conservados e limpos.

Leia também: como limpar tábua de cozinha.

Instruções

Depois de utilizá-lo, remova todas os resquícios de alimentos e, em seguida, enxague o pilão em água para remover qualquer sujidade solta que possa ser facilmente lavada.

Umedeça uma esponja com água morna e passe por toda a madeira, se existem locais de difícil acesso, utilize uma escova de cerdas finas ou escova de dentes que você não usa mais.

Se ainda existem sujidades impregnadas, encha a parte de dentro do pilão com água quente e adicione um pouco de bicarbonato de sódio, deixe de molho por alguns minutos para ajudar a amolecer toda a sujeira que pode estar nas fendas da madeira.

Remova toda a água e enxague o pilão novamente. Agora que terminou, seque bem toda a superfície com a ajuda de um pano macio e que não solte fiapos.

Para finalizar, utilize a metade de um limão para passar em toda a superfície do pilão. Ao passar o limão, poderá remover o odor das especiarias que foram moídas antes. Se isso não funcionar, pode tentar passar um pouco de bicarbonato, que também serve para eliminar odores. Faça isso com a ajuda de um pano macio e limpo.

Se existem manchas difíceis, a madeira do pilão pode ser lixada cuidadosamente com uma lixa de grão médio, depois passe um grão fino para fazer o acabamento até que desenvolva brilho.

Por fim, para evitar que a madeira absorva odores e para que sua aparência seja preservada, poderá tratar a superfície do pilão ao olear a madeira com óleo mineral. O procedimento deve ser feito com o pilão de madeira limpo e seco. Com a ajuda de um pincel espalhe o óleo na superfície na direção das fibras da madeira.

Aguarde algumas horas para que o óleo penetre nas fibras da madeira, se necessário, poderá repetir o procedimento. Quando terminar remova o excesso do óleo com um pano limpo. Pronto, agora é só armazenar o pilão em um local seco e longe de umidade.

Porquê tratar o pilão de madeira.

Quando o pilão de madeira é tratado com óleo mineral, é possível formar uma camada protetora, que pode facilitar na limpeza e manutenção. Além disso, a umidade e absorção de odores dos alimentos ficará, em partes, impedida de permear as fibras da madeira, impedindo a absorção dos odores dos alimentos.

Além disso, o procedimento pode ser bastante útil, a umidade fica, em parte, impedida de permear as fibras da madeira, prevenindo a absorção de alimentos que poderiam deixar odor, manchar, favorecer o acúmulo de sujidades e formar bolor. Isso deveria ser feito antes do primeiro uso, conhecido também como o procedimento de cura do pilão, e depois apenas como forma de manutenção.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário