Como limpar pincéis de maquiagem



Por mais que tenhamos o cuidado de nos maquiar, depois de algumas semanas utilizando os pincéis de maquiagem, óleos naturais do rosto, maquiagens, e outros tipos de poeira e detritos vão começar a acumular-se.

É o local onde as sujidades se impregnam com o decorrer do tempo, especialmente nas cerdas, sejam estas naturais ou sintéticas. Os produtos específicos para a limpeza de pincéis de maquiagem podem ser caros e, além disso, costumam limpar da mesma forma como faríamos em casa, utilizando produtos caseiros.

Desta forma, limpar o pincel de maquiagem não é uma tarefa complicada, existem truques e receitas que podemos seguir para conseguir simplificar essa tarefa e deixar os pincéis mais suaves, eficazes e duráveis. Assim sendo, veremos um passo a passo sobre como lavar, higienizar e secar os pincéis de maquiagens corretamente.
Aprendendo a limpar os pincéis de maquiagem.

Como lavar os pincéis de maquiagem

Para que as cerdas do pincel fiquem limpas, basta usar uma vasilha com água morna e algumas gotas de xampu neutro ou infantil. Quando estiver terminado, você poderá higienizá-los e depois secá-los com uma toalha.

Enxague as cerdas dos pincéis com água morna, certifique-se de virar os pincéis para baixo, vai ajudar a retirar a maioria da maquiagem que se acumulou com o decorrer do tempo. Evite molhar os fechos e o cabo, pois pode amolecer a cola e soltar as cerdas.

Utilizando um tigela, faça uma mistura de água e xampu. Coloque água morna suficiente para cobrir somente as cerdas do pincel de maquiagem e, em seguida, adicione uma colher de chá de xampu. Agite a solução de limpeza até que forme uma espuma consistente.

Lave as cerdas do pincel na solução de limpeza. Agite bem para soltar todas as sujidades, apenas certifique-se de não molhar o cabo e o fecho. Faça movimentos leves e vá removendo os excessos de espuma deixados sobre as cerdas, vai ajudar a remover toda a maquiagem velha e sujeira.

Como limpar e higienizar os pincéis de maquiagem

A maneira mais fácil de limpar os pincéis de maquiagem, seja este de rímel, delineador, blush, batom, base, sombra e etc, é usar apenas um limpador especifico ou xampu, você poderá lavá-los facilmente. Para uma limpeza profunda, ideal para remover as sujeirinhas insistentes, geralmente precisamos aprender a limpá-los e higienizá-los, é super simples e pode ajudar a evitar a propagação de germes e mantê-los em perfeitas condições.

Em uma tigela média, coloque 1 xícara de água morna e, em seguida, adicione 1 colher de sopa de vinagre. Pegue um limão partido ao meio, esmague as duas fatias na mistura para obter o suco. Uma vez feito isso, deixá-los submersos na receita de limpeza.

Mergulhe o pincel de maquiagem na vasilha com a solução de limpeza, faça movimentos circulares, para remover toda a sujeira entre as cerdas, esfregue o pincel contra a casca do limão submerso, a textura vai ajudar a soltar as sujeiras mais resistentes, depois que limpamos o pincel, lave-o com água corrente. Esfregue o pincel em um pano ou papel toalha, verifique se há resíduos de sujeiras remanescentes. Se necessário, repita os passos novamente.

Quando limpar os pincéis?

Você pode limpar e higienizar os seus pincéis a cada semana, e lavá-los uma vez por mês, vai ajudar a dissolver a sujeira acumulada e mantê-los macios e bem conservados. Se estiverem extremamente sujos, você também precisará lavar utilizando shampoo ou produto especifico antes de fazer a higienização.

Como secar e guardar os pincéis de maquiagem

Remova o excesso de água e seque o pincel de maquiagem, delicadamente, com uma toalha de papel ou pano seco e que não solte fiapos.

Embora não seque completamente, se estiver com pressa, poderá usar o secador de cabelos, utilizando sempre o ar morno e distante para não danificar as cerdas, procure secar sempre no sentido de cima para baixo.

O importante é secar o pincel de maquiagem no sentido vertical, com a ponta virada para cima e as cerdas viradas para baixo, vai ajudar a secá-lo mais rápido e evitar o acumulo de água no cabo e fecho.

Dicas e informações adicionais

Evite emprestar os seus pincéis de maquiagem, caso exista a necessidade, será preciso higienizá-los, porque pode haver contaminação, a possibilidade é mínima, mas existe.

Para deixar os pinceis volumosos e evitar o ressecamento após a limpeza, experimente aplicar uma gotinha de condicionar ou azeite antes de enxaguar.

Os pincéis de maquiagem não devem ser guardados em local onde exista o excesso de umidade, como por exemplo no banheiro ou na cozinha, porque pode mofar ou estragar. Por isso, guarde seus pincéis em um local arejado.

Se você não tem um porta secador de pincéis, poderá utilizar toda a sua criatividade e criar o seu próprio, podemos utilizar um cabide com elásticos, um copo ou experimentar diferentes soluções e adaptá-las.

Embora não substitua a lavagem, para quem utiliza o acessório todos os dias ou muitas vezes num só make e precisa de pincéis limpos na hora, lenços removedores de maquiagem podem ser uma boa escolha.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário