Como limpar piso antiderrapante



Em locais com espaços externos, é preciso utilizar um piso que tenha um revestimento que ofereça segurança e resistência contra as intempéries do tempo.

Além de ser adequado às necessidades de locomoção, seja em quintais, terraços, varandas ou garagens, o certo é ter um revestimento com propriedades antiderrapantes que seja fácil de limpar e cuidar.

Além de não ser escorregadio, é importante utilizar um piso que tenha uma maior resistência ao atrito. Ele deve ser alto e resistente para evitar o desgaste do piso antiderrapante quando é esfregado durante a limpeza.

Portanto, quanto mais rugoso o piso, menos deslizante ele é, embora seja adequado para o local externo, por conter diversas texturas em sua superfície, acaba acumulando bastante sujeira com o decorrer do tempo.

Para limpar piso antiderrapante em casa ou em locais pequenos, podemos utilizar produtos domésticos e seguir algumas dicas caseiras que apresentam resultados satisfatórios.

Como limpar piso antiderrapante.

Limpeza de rotina do piso antiderrapante

Varrer o piso antiderrapante sempre que possível ajuda a remover os excessos de sujeiras e poeiras. Se a limpeza diária não é possível, o ideal é passar a vassoura semanalmente, ajudará a evitar a acumulação de sujeira que pode grudar no chão.

Escolher o correto material de limpeza também é importante quando varrer ou esfregar o chão antiderrapante.

Para limpar pisos antiderrapantes texturizados opte por utilizar vassouras, esfregões e esponjas resistentes. Além da sujeira mais pesada ficar mais fácil de ser removida, o material é mais resistente para suportar a tração e atrito sobre o piso. O ideal é que as vassouras sejam de cerdas duras de nylon e os esfregões de microfibra.

Como lavar piso antiderrapante

Comece por encher um balde com água morna e, em seguida, adicione detergente neutro o suficiente para formar espuma. Se preferir, também pode colocar um pouco de vinagre para ajudar a remover sujidades gorduras e oleosas.

Utilizando um calçado emborrachado ou bota de borracha para não escorregar, jogue a solução por toda área e, em seguida, espalhe com a ajuda de uma vassoura de cerdas duras. Deixe de molho por algumas minutos.

Solte a sujeira tanto quanto possível, mova suavemente a água com o detergente ao redor dos locais com maiores sujidades utilizando uma escova de cerdas duras. Se a sujeira não solta, repita o procedimento.

Depois de aguardar mais alguns minutos, lave toda a superficie com a ajuda da vassoura e uma mangueira. Quando terminar, enxaguar o chão com água limpa, não enxaguar corretamente o detergente tornará a superficie embaçada e até escorregadia.

Seque o chão tanto quanto possível com um pano e rodo para que as partículas de sujeira e poeira não grudem no piso antiderrapante limpo.

Dicas e informações adicionais

  • Não é obrigatório, mas se desejar, poderá passar desinfetante no piso antiderrapante, deixe no mínimo por 10 minutos no local a ser higienizado antes de completar com a secagem;
  • Para locais externos ou grandes, a melhor maneira de limpar o piso antiderrapante é com a utilização de lavadoras e secadoras de pisos, também conhecidas como polidoras, porque são capazes de limpar e remover manchas tanto em pisos planos como nos irregulares. No entanto, o aparelho pode não ser acessível para uso doméstico.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário