Como limpar piso linóleo



Linóleo é um material bastante resistente, durável e de fácil manutenção e limpeza. É muito utilizado como revestimento de pisos. Por existir diferentes cores, texturas e tamanhos, também pode ser usado em mobiliários e para decorar as paredes da casa.

O piso de linóleo é geralmente impermeável e levemente emborrachado, é comumente utilizado para revestir pisos de dança mas pode ser usado como revestimento de pisos de comércios e residências. Sua versatilidade e durabilidade são alguns dos seus pontos fortes.

Muitas pessoas desejam aprender como limpar pisos de linóleo, desde que você siga os passos corretos, evitando de utilizar produtos de limpeza abrasivos, e dedique um tempo para fazer a manutenção, esse tipo de piso pode brilhar como novo e durar por vários anos.

Como limpar piso linóleo.

Para manter o piso linóleo limpo o correto é sempre inibir o acumulo de sujidades e manchas. Com o passar do tempo a poeira e sujeira pode acabar se acumulando sobre o revestimento, dificultando a limpeza, por essa razão, é sempre recomendável realizar uma manutenção em intervalos regulares. Para amenizar o surgimento de detritos soltos sobre o chão, considere utilizar um capacho na porta da sua residência ou comércio.

A limpeza do piso de linóleo pode ser feita de modo simples e eficaz com a utilização de água e detergente, antes de iniciar, remova todos os móveis e qualquer objeto que possa atrapalhar a limpeza. Varra o chão com uma vassoura macia para remover qualquer tipo de sujeira. Use um espanador ou aspirador para tirar qualquer pó ou partícula solta sobre o chão. Uma vez livre de poeira e fiapos, você pode lavar o chão facilmente, sem riscá-lo ou danificá-lo.

Limpar pisos de linóleo

Coloque algumas gotas de detergente neutro em um balde e encha com um litro de água morna, faça a mistura até obter uma espuma consistente. Se precisar, adicione mais algumas gotas na solução e, em seguida, inicialize a limpeza utilizando um pano umedecido na solução, torça bem para evitar de molhar muito o piso ou utilize um esfregão. Para remover manchas e sujeiras impregnadas utilize uma esponja macia.

Deixe a solução de limpeza por alguns minutos sobre o piso, vai ajudar a amolecer toda a sujeira e gordura de difícil remoção, depois passe um pano limpo e seco para finalizar a limpeza. Procure secar bem o piso para evitar marcas de água, mofo, bolor e possíveis infiltrações.

Mantenha o cômodo ou outro local que foi limpo fechado por um tempo, vai ajudar a evitar marcas de pegadas enquanto o piso estiver secando. Para secar mais rápido, poderá abrir as janelas ou utilizar um ventilador.

Remover manchas e renovar o brilho.

Em intervalos regulares, seu piso vai precisar de uma lavagem profunda, especialmente se ele estiver com manchas, sujidades de difícil remoção ou brilho desbotado.

Uma receita caseira para lavar o chão de linóleo e renovar o brilho que você pode tentar é utilizar vinagre branco, basta adicionar meia xícara para cada balde de água morna. Mergulhe um pano limpo e macio na solução caseira e torça-o bem antes de começar a passá-lo sobre o chão.

Se o piso de linóleo que você deseja limpar estiver com manchas persistentes, é interessante removê-las antes de lavar. Adicione uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio sobre a mancha e, em seguida, esfregue-a  suavemente com uma esponja macia e umedecida na solução de limpeza caseira.

Para evitar qualquer tipo de mancha no revestimento em linóleo, você deve secá-lo bem com um pano limpo ou uma toalha velha logo depois de lavá-lo, ajuda a evitar que o assoalho absorva qualquer tipo de umidade.

Se deseja renovar o brilho do piso, logo depois da lavagem, você poderá aplicar uma fina camada de cera específica para pavimentos de linóleo. Desta forma, será permitido dar um pouco mais de proteção para o chão e um olhar renovado. Para fazer a aplicação, siga as instruções do fabricante.

Dicas e informações adicionais

Poderá evitar o surgimento de arranhões e riscos no piso utilizando feltros adesivos protetores nos pés dos móveis.

Nunca use produtos de limpeza abrasivos, pode estragar e manchar o acabamento.

Você poderá encontrar uma boa cera líquida para o seu piso de linóleo em lojas de materiais de limpeza, construção, ou em grandes supermercados.

Se existem marcas persistentes sobre o piso, poderá tentar removê-las com uma borracha escolar comum.

Se você utilizou algum produto para realizar a vedação, é recomendável que siga as recomendações do fabricante.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário