Como limpar piso vinílico



Por ser resistente e de fácil manutenção, o piso vinílico, antes usado principalmente em comércios, se tornou bastante popular em residências, é fácil de aplicar e limpar, pode imitar diferentes tipos de revestimentos e ser utilizado em diferentes ambientes da casa.

O piso vinílico pode ser encontrado em diversas cores, tamanhos e texturas, a instalação é muito simples, mas requer vários cuidados, desde que seja feito o preparo correto, pode ser instalado diretamente por cima de outro piso antigo.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como realizar a limpeza correta desse tipo de piso, desde que você cuide corretamente e dedique o tempo necessário para realizar a sua manutenção, os pisos vinilicos podem durar muito tempo, preservando inclusive a sua aparência e seu brilho original por muitos anos.

Aprenda como limpar piso vinílico.
O pisos vinílicos, geralmente os de ultima geração, são resistentes a água e umidade, podem ser aplicados na cozinha e banheiro, também podem ser lavados utilizando um pano úmido em água, diluído em detergente neutro, se existir qualquer tipo de cera sobre o piso, o recomendável é utilizar um removedor neutro diluído antes de efetuar a limpeza, seguindo sempre as recomendações do fabricante.

É recomendável evitar utilizar produtos abrasivos em pisos vinílicos, pois estes tipos de produtos podem remover a cola, película protetora que geralmente vem aplicada de fábrica no piso e também podem ocasionar a descoloração do vinil.

O primeiro passo para manter o piso linóleo ou vinílico limpo é impedir o acumulo de sujeiras e manchas. Com o decorrer do tempo, a sujeira e poeira pode se acumular sobre o revestimento, tornado difícil a limpeza, por isso é sempre uma boa ideia utilizar um capacho de boa qualidade na porta da sua casa. Evite riscos e arranhões sobre o piso utilizando feltros protetores nos pés dos móveis.

Como conservar e limpar o piso vinílico.

  • Antes de iniciar qualquer método de limpeza é recomendável varrer o piso com uma vassoura de pelo retirando qualquer partícula de sujidade que venha a danificar ou riscar o piso durante a manutenção.
  • Limpe todo o piso com detergente neutro diluído em água, faça a mistura em um balde, basta colocar água no balde e adicionar algumas gotas do detergente, faça a mistura até obter uma espuma consistente, proceda com a limpeza utilizando um rodo e pano umedecido na solução. Para retirar manchas e marcas difíceis utilize uma esponja macia.
  • Deixe a solução de limpeza repousar no piso por alguns minutos para soltar toda a sujeira e gordura, depois passe um pano limpo e que não solte fiapos. Sempre remova o excesso de água para evitar mofo, bolor e infiltrações, a cola pode soltar e desprender o piso.

Como remover manchas e dar brilho no piso vinílico.

O recomendável é que sempre siga as orientações do fabricante do piso, podemos entrar em contato para obter a melhor dica possível, abaixo é possível conhecer algumas dicas caseiras que apresentam bons resultados.

  • Para remover manchas difíceis, eliminar marcas de adesivo, utilize detergente neutro diluído em água morna com uma esponja macia, caso não funcione utilize uma pasta de bicarbonato de sódio para eliminar a mancha, esfregue suavemente com uma esponja até que ela desapareça, em seguida, limpe tudo cuidadosamente para remover quaisquer vestígio da solução de limpeza.
  • Para renovar o brilho do piso vinílico utilize uma cera recomendada pelo fabricante, ou então tente passar um pano umedecido sobre o piso com uma mistura de aproximadamente 3 litros de água para 1 xícara de vinagre, teste uma pequena área antes de aplicar.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário