Como limpar pisos de cerâmica



Os pisos de cerâmica são os mais comuns hoje em dia, especialmente em cozinhas e banheiros. Esse material é excelente, porque ao contrário de outros revestimentos sua limpeza se torna uma tarefa simples.

Há uma variedade de cerâmica disponível, com diferentes cores, formas, padrões e texturas. Ao iniciar a limpeza, podemos dividi-las em cerâmicas porosas e lisas.

Independente do tipo de cerâmica o revestimento oferece durabilidade e resistência a mancha. Fazendo a manutenção adequada, um piso de cerâmica pode durar por muito tempo.

Piso limpo de cerâmica branca.

Leia também: como limpar pisos de porcelanato.

Limpeza de pisos de cerâmica:

Para limpar pisos de cerâmica, podemos encontrar uma grande variedade de produtos específicos e disponíveis em estabelecimentos de produtos de limpeza doméstica, que nos ajudam a limpar e recuperar o brilho da cerâmica.

No entanto, precisamos diluir o limpador de piso com água e sempre seguindo a orientação do fabricante. Caso isso não seja possível, pode utilizar no mínimo 2 tampinhas da embalagem para cada balde de água. Fazendo isso, evitamos de manchar a cerâmica.

Quem não deseja usar produtos específicos para limpá-lo, uma alternativa é limpar o piso de cerâmica com vinagre, uma possibilidade domestica que é simples e acessível.

Passos para limpar pisos de cerâmica:

Varrer ou passar aspirador por toda a superfície do piso a fim de remover sujidade e poeira sobre o azulejo cerâmico. Podemos fazer isso com a ajuda de uma vassoura ou um aspirador de pó, utilizando os acessórios que são ideais para limpar a sujeira dos cantos e dos rejuntes dos azulejos.

Feito isso, encher um balde com água morna e adicionar um produto de limpeza para limpar cerâmica. A quantidade do produto é determinada pelas instruções de uso. No caso do vinagre, misture uma solução de 1 copo de vinagre, algumas gotas de detergente neutro e 4 litros de água morna.

Com a ajuda de um esfregão ou vassoura, esfregue toda a superfície da cerâmica. Se preferir, também pode fazer isso com a ajuda de um pano limpo e macio.

Uma vez que passamos a vassoura por toda a cerâmica, podemos remover a sujeira dos rejuntes com o auxílio de uma escova de dentes ou uma escova de lavanderia.

Quando terminar, encha um balde com água limpa e enxague o revestimento com a ajuda de um esfregão ou rodo com pano. Para polir a cerâmica e restaurar o brilho, só precisamos passar um pano seco por toda a superfície.

Como recuperar o brilho do piso de cerâmica

Quem deseja recuperar ou dar um brilho extra depois da limpeza, pode esfregar toda a superfície com uma mistura de água e vinagre, os resultados são bastante satisfatórios e podemos fazer isso ao misturar 1 copo de vinagre para cada litro de água.

Além disso, também podemos usar produtos específicos para a limpeza da cerâmica, o que também possibilita dar brilho ao piso. Cada alternativa depende da preferência de cada um, mesmo que ambas as opções funcione perfeitamente.

Depois que limpamos o piso cerâmico com água e vinagre, precisamos enxaguar com água limpa e deixar secar. Finalmente, agora só precisamos passar um pano seco como se estivéssemos lustrando o piso, o que proporcionará um brilho extra.

Limpeza dos rejuntes dos pisos de cerâmica:

Para limpar os rejuntes encardidos da cerâmica, enxague a superfície primeiro com água morna e depois prepare uma mistura de água com bicarbonato e um pouco de vinagre, até que se forme uma pasta consistente e, em seguida, esfregue o rejunte com o auxílio de uma escova de dentes. Depois de passar por todos os cantos, lave para remover os restos de bicarbonato e vinagre.

Dicas e informações adicionais

  • Procure utilizar tapetes para reduzir a sujeira na casa. Além de decorar o ambiente, o acessório irá manter a cerâmica limpa por mais tempo, reduzindo o desgaste do piso com o tempo;
  • Ao utilizar um produto de limpeza, para evitar manchas na cerâmica, procure passar um pano rapidamente, espalhando bem todo o produto;
  • Evitar usar esponjas de aço ou outros acessórios abrasivos para limpar a superfície do piso de cerâmica, uma vez que podem arranhar;
  • Não use água sanitária ou amônia, em especial para pisos esmaltados, pois podem descolorir os rejuntes e remover o acabamento da cerâmica;
  • Para evitar arranhões, podemos colocar protetores de mesas e cadeiras para evitar que pés de móveis risquem o chão;

Pronto! Como podemos perceber, é preciso alguns cuidados para manter um piso de cerâmica sempre em perfeitas condições. Se deseja conhecer outras dicas sobre o assunto, pode acompanhar a matéria sobre como limpar os azulejos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário