Como limpar portas de alumínio



Portas de alumínio são leves e resistentes, estão presentes na maioria das casas, desempenham um papel essencial na decoração do ambiente, porque compõem a arquitetura do imóvel.

Para deixar essas superfícies sempre com aspecto de novas, requerem cuidados de manutenção constante, principalmente aquelas que ficam expostas as intempéries do tempo.

É que devemos fazer uma limpeza profunda em todas as portas de alumínio periodicamente, tanto nas interiores como exteriores. Por isso, nesta matéria, deixaremos dicas e os passos necessários de como limpar portas de alumínio corretamente.

Porta em alumínio.

Instruções

O primeiro passo necessário para limpar portas de alumínio será remover todas as sujidades soltas e pó acumulado desde a última vez que limpamos a porta. Para fazer isso, basta usar um espanador ou pano macio e levemente umedecido em água para não arranhar o alumínio.

Também será necessário limpar todo o batente da porta, principalmente quando se trata de um portão presente na fachada ou parte externa, seja na varanda, quintal ou terraço. Deste modo, com um pano macio e úmido, embebido em pequena quantidade de detergente neutro, limpa-se toda a área, retirando a sujeira que ficou depositada.

No entanto, será necessário limpar os puxadores ou maçanetas das portas, já que eventualmente podem acabar por acumular bastante sujeira e até bactérias. De acordo com os materiais com que a peça foi fabricada, o método pode ser um pouco diferente, o ideal é você sempre utilizar um produto de limpeza que não seja muito abrasivo. Os tipos de limpadores multiúso, usados também para limpar janelas de alumínio, podem apresentar resultados satisfatórios para todos os puxadores metálicos.

No que se refere a limpeza da porta em si, você pode usar um pano macio e úmido em água, com uma pequena quantidade de detergente neutro ou de roupas, remova toda a sujeira da superficie e seque em seguida para que o pó não grude. Se existem sujidades impregnadas, você pode optar por escolher uma das dicas para limpar alumínio:

  • Vinagre e bicarbonato: estes dois produtos poderão ajudar você a manter as portas da sua casa em perfeito estado. É ótimo para remover gorduras e restaurar o brilho. Também ajuda a retirar acúmulo de óxidos e ferrugem, Utilizar é muito simples, faça uma pasta utilizando partes iguais e aplique no local afetado;
  • Produtos especiais e específicos para alumínio: disponíveis em praticamente todos os hipermercados e supermercados, você certamente encontrará na seção de higiene e limpeza, diferentes produtos apropriados para limpar superfícies de alumínio. Antes de adquirir e usar deverá ler e seguir as instruções do fabricante.

Seja qual for o método escolhido, é fundamental limpar as portas sempre seguindo a direção de cima para baixo do alumínio, ajuda a evitar que a sujeira escorra e fiquem com marcas de água.

Tirar manchas da porta de alumínio pode ser difícil, muitos produtos entre eles cal, gesso e cimento podem manchar a superficie facilmente. Deve-se retirar a argamassa rapidamente e com cuidado, nunca esfregando com força excessiva o lugar afetado, pois o material irá riscar o alumínio pintado ou anodizado. Para limpeza, deve-se ir jogando água com um pouco de detergente neutro e, em seguida, esfarelar a sujeira do local até que não seja mais visível.

Para renovar o brilho, remover arranhões ou manchas, se forem superficiais, poderá utilizar cera de polir do tipo automotiva. Se persistirem os riscos e manchas, deverá tentar utilizar a massa de polir nº 2, que tem a função de remover marcas e pequenos riscos, também ajuda a abrir o brilho no local aplicado.

Não se esqueça de que, a manutenção deve ser feita no mínimo, a cada 6 meses em zonas urbanas e rurais e a cada 3 meses em zonas marítimas e industriais. Para que não fique abstruídas, portas de correr exigem que seus trilhos inferiores sejam constantemente limpos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário