Como limpar puxadores de portas e gavetas



Os puxadores de portas e gavetas de armários e guarda roupas acumulam muita sujeira com o decorrer do tempo. Para a correta limpeza e manutenção, são necessários alguns cuidados. Para não riscar e causar dano ao móvel ou objeto, precisamos identificar os tipos de sujidades e utilizar os produtos adequados para cada tipo de material.

Geralmente, devido a umidade excessiva, os puxadores para os móveis ou box do banheiro podem começar a enferrujar ou embolorar, já os puxadores de cozinha costumam ficar engordurados e pegajosos com o passar do tempo.

Para mantê-los sempre em perfeitas condições, livre de sujidades impregnadas, deve-se limpar puxadores ou maçanetas diariamente ou sempre que possível, retirar o pó ou sujeira com pano macio, seco ou levemente umedecido com água e detergente neutro. Se deseja aprender a remover manchas e sujidades difíceis, acompanhe as dicas que preparamos.

Diferentes tipos de puxadores de armários, portas e gavetas.

Instruções

Antes de começar, o ideal é que remova cada puxador do gabinete com a ajuda de uma chave de fenda. Além de facilitar na limpeza, a maioria dos produtos podem danificar ou manchar a superficie, a remoção permite a higienização adequada de tais áreas, como, por exemplo, alças, pegadores e partes internas.

  • Para limpar os puxadores de vidro ou acrílico, utilize um limpador de vidro industrializado ou faça uma solução de metade água e metade vinagre.
  • Para limpar maçanetas e puxadores de cobre, inox, alumínio ou aço escovado, use um produto de limpeza para metais ou substitua-o por produtos funcionais, simples e baratos, tais como limão ou vinagre. Coloque o vinagre ou suco de limão diretamente em um pano macio e aplique sobre a superfície. Se o material é cromado, acompanhe as dicas que preparamos sobre como limpar metal cromado.
  • Para limpar maçanetas e puxadores de latão ou bronze, utilize vinagre e bicarbonato de sódio, basta misturá-los até formar uma pasta fina e consistente.
  • Para limpar os puxadores de cerâmica ou porcelana, utilize um pano úmido para remover qualquer poeira ou sujeira. Agora, remova as manchas espalhando um pouco de bicarbonato de sódio, esfregando suavemente o local. Se a dica não funcionar, misture uma solução com partes iguais de vinagre e sal e, em seguida, deixe a peça de molho por cerca de uma hora para retirar a mancha.
  • Para limpar puxadores de madeira, pulverizar o local com uma solução de partes iguais de água e vinagre ou água e solução de detergente neutro.

Quando terminar, remova qualquer resquício do produto utilizado, use um pano seco e que não solte fiapos, seque até que não haja mais sujeira ou água. Se deseja restaurar o brilho, passe um pano macio para lustrar a peça.

Se o puxador tem um grande acúmulo de manchas, oleosidades, gorduras ou ferrugem, deixe-o em uma tigela com a solução de limpeza apropriada. Depois de algum tempo, remova-o e escove-o suavemente com a ajuda de uma escova macia, que ajudará a retirar cuidadosamente a sujeira.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário