Como limpar quartzo



Estilo, durabilidade e fácil manutenção são algumas das características das superfícies de quartzo. São ótimas opções para serem utilizadas na cozinha e no banheiro, além de ser uma superfície higiênica, possui uma beleza natural, colabora com a decoração do ambiente, seja no comércio ou residência.

O quartzo apresenta as mais diversas cores, é um mineral bastante resistente, que possui alta dureza e baixa porosidade, embora seja um material fácil de manter, também precisa de cuidados durante a limpeza.

Durante a manutenção ou na limpeza diária da bancada, tampo, parede ou mesa de quartzo, é possível prevenir manchas e danos à superfície, o quartzo não pode ser limpo com qualquer produto de limpeza abrasivo, estes produtos, muitas vezes podem riscar e manchar o acabamento da superfície.

A limpeza de rotina com um detergente neutro deve manter o quartzo nas melhores condições, para deixá-los brilhando, pode existir a necessidade de se fazer uma limpeza mais profunda. Para a remoção de gordura, manchas e sujidades impregnadas, podemos utilizar produtos específicos ou seguir algumas dicas caseiras.

Mineral quartzo.

Para a limpeza de rotina, onde é necessário fazer a remoção de poeira e detritos soltos, você pode simplesmente passar um pano seco e macio, um pano com água morna também pode servir bem para esse propósito.

No entanto, se você precisa lavar a superfície, pode usar um pano umedecido em água com um pouco de detergente neutro. Para soltar sujeiras impregnadas, você pode deixar a solução de limpeza descansar por alguns minutos, enxaguando com água e secando logo em seguida.

Bancada com superfície de pedra de quartzo branco.

Para soltar a sujeira incrustada, que geralmente ocorre logo após a instalação, seja da pia ou cuba, use uma espátula plástica, esse método também pode ser usado para remover alimentos e outros detritos incrustados na mesa ou parede. Embora o quartzo seja naturalmente uma pedra resistente a arranhões, raspe as sujidades lentamente, com cuidado para não riscar ou remover o acabamento da superfície.

Remova manchas e sujeiras persistentes com uma esponja macia juntamente com um produto de limpeza suave. Se preferir, é possível utilizar um pouco de vinagre e água, diluído em partes. Se a sujeira é apenas localizada, poderá tentar removê-la esfregando meio limão. Em todos os casos, não deixe agir por mais do que alguns minutos, já que isso poderia danificá-lo ou manchá-lo. Aplique água e um pano seco para terminar de limpar.

As manchas mais difíceis podem ser removidas com um produto limpa pedras específico, você pode entrar em contato com o fabricante do seu objeto de quartzo ou profissional capacitado para lhe indicar o produto correto, assim você não correra o risco de afetar o acabamento da superfície.

Se precisar tirar o encardido ou remover manchas profundas e você não souber como eliminá-las, poderá utilizar água sanitária, diluída em partes iguais de água. Aplique esta solução, deixe-a repousar por alguns instantes e, em seguida, enxague bem com água, você poderá perceber grandes resultados.

Dicas e informações adicionais

  • Para não afetar o brilho da superfície, se for necessário utilizar removedor, água sanitária ou produtos alcalinos de limpeza para remover um tipo especifico de mancha, deverá em seguida enxaguar o quartzo com água em abundância;
  • Evite colocar utensílios quentes diretamente sobre a superfície. Mudanças bruscas de temperatura podem causar danos ao quartzo. Então, use forros térmicos nas bancadas ou mesas;
  • Em caso de dúvida, peça conselho a um profissional capacitado, assim você poderá adquirir um produto apropriado para fazer a limpeza do que você precisa;
  • Antes de efetuar a manutenção, você pode testar uma pequena área imperceptível para saber como o produto de limpeza reage sobre a superfície.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário