Como limpar sapatos de cetim



O sapato de cetim é uma boa opção para ir em festas de casamento, formatura ou também em cerimônias que exijam um traje mais social ou sofisticado porque o calçado proporciona elegância e requinte.

É importante ficarmos atentas ao material do sapato de cetim, e aos produtos utilizados na limpeza, não deve ficar muito molhado, quando possível é melhor usar um método a seco para limpá-los, assim não corremos o risco de danificar o acabamento.

No entanto, se estão muito sujos, para limpar os sapatos de cetim corretamente ou até mesmo aquelas sapatilhas de cetim para ballet encardidas, o mais recomendável é levá-los sempre a uma lavanderia especializada em tênis e calçados em geral.

Em alguns casos, para que você consiga aproveitar o sapato de noiva branco o até deixá-los bem limpos, também poderá ir à alguns sapateiros para ver como forrar ou tingir o acabamento. Além disso, se você quiser tentar fazer a limpeza em casa, nesta matéria deixaremos algumas dicas e truques caseiros e eficientes.

Como limpar sapatos de cetim.

Limpar o Sapato de Cetim

Este material pode ser feito de fibras naturais ou artificiais, é claro que você tem que prestar mais atenção às fibras naturais porque são menos resistentes.

O cetim é um tecido suscetível à sujidade e manchas, antes de limpar ou iniciar qualquer tratamento, você deve certificar-se de remover toda a poeira e sujeira solta com a ajuda de um pano macio ou escova própria para tecidos.

Tente começar pelo método mais simples, água com gás pode funcionar bem para tirar manchas claras. Umedeça uma pequena bola de algodão com água e limpe a área manchada do tecido. Quando terminar, utilize uma bola de algodão seca para fazer a remoção de qualquer excesso de água. Isso ajuda a evitar marcas d’água.

O cetim precisa de cuidados especiais para que não rasgue, mofe ou mude sua coloração. Por isso, na hora de limpar (sempre à mão!), uma pequena quantidade de sabão neutro e água são a melhor opção, já que não danificam o tecido e solado.

Esfregue diretamente o produto no sapato com um pano ligeiramente úmido, comece sobre as manchas mais evidentes, faça pequenos movimentos circulares seguindo sempre no sentido das fibras do tecido de cetim.

Certifique-se de usar um pano bem limpo e macio para evitar a expansão da mancha. Não recomendamos mergulhar a peça na água, porque as fibras podem ser danificadas de forma irreversível.

Se o sabão neutro não funcionar, bicarbonato de sódio é um dos produtos que funcionam melhor para acabar com as manchas de tecidos de cetim. Dilua um pouco do produto em água para formar uma pasta e utilize uma escova macia para esfregar suavemente as manchas. Lembre-se de secar completamente a peça depois de realizar o procedimento

Agora, se todos os truques não foram eficientes, pode tentar umedecer uma pequena quantidade de um limpador à base de oxigênio para roupas delicadas em um pano macio e, em seguida, deverá utilizar leve pressão sobre a área do sapato de cetim sujo. Remova o produto com um pano levemente umedecido com água e seque em seguida.

Dicas e informações adicionais

  • Antes de testar qualquer técnica para tirar manchas do sapato de cetim, convém experimentar limpar as partes mais escondidas antes de aplicar no restante do tecido para verificar se há descoloração após a aplicação.
  • Comece sempre removendo a sujeira ou o amarelado de fora para dentro, assim a sujeira não se espalha.
  • Evite movimentos de fricção, faça movimentos leves e com suavidade para não rasgar o tecido do calçado.
  • Se não conseguir acabar com toda a sujeira, talvez seja preciso consultar a ajuda de um sapateiro profissional.
  • Agora que terminou de limpar o sapato de cetim, você poderá experimentar utilizar um impermeabilizante para calçados, isso ajudará a evitar alguns tipos de sujidades e marcas d’água.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário