Como limpar sapatos de verniz



Os sapatos de verniz são calçados delicados e precisam de manutenção frequente para que permaneçam como novos e sempre com brilho.

Mas não se preocupe, porque só precisamos aprender a limpar o verniz do sapato para conseguir tirar as manchas e sujeiras. Existem vários métodos e, em cada caso, é importante não saturar o calçado com água.

É possível começar sem muito esforço, utilizando produtos domésticos que talvez já tenha em casa. Siga essas dicas e truques para saber como limpar sapatos de verniz.

Como limpar sapato de verniz.Leia também: como limpar sapatos de camurça.

Use um pano úmido

Para eliminar o pó ou alguma sujidade solta, pode passar uma flanela úmida ou pano de camurça, que é mais macio. Utilize uma escovinha para tirar a sujeira entre as costuras. Além disso, mesmo que seja necessário remover riscos ou manchas, pode começar com essa dica primeiro para que nenhuma sujidade superficial venha a danificar o verniz durante a limpeza.

Utilizando Azeite

Azeite funciona muito bem para hidratar, tirar riscos e pequenas manchas. Mergulhe um pano de algodão em algum azeite de boa qualidade, esfregue-o sobre seus sapatos, deixe-o por 20 minutos e, em seguida, passe outro pano para retirar o excesso, como se estivesse lustrando o acessório.

Use Vaselina

Coloque um pouco de vaselina em um pano macio, em seguida, esfregue as marcas de sujeira até que elas vão embora. Procedimento fácil é simples para tirar todas as manchas.

Use óleo mineral

Se deseja utilizar óleo mineral, o procedimento é o mesmo que o descrito acima, basta substituir a vaselina por óleo mineral, não se esquecendo de usar um pano bastante macio para não deixar marcas.

Limpador de couro de verniz

Se você preferir usar algo feito para cuidar dos sapatos de couro, em seguida, aplicar um limpador de couro de verniz, deixá-lo secar quatro a cinco minutos, em seguida, pode lustrar a superfície para recuperar o brilho com um pano de algodão macio.

Remover manchas impregnadas

Se existem manchas impregnadas, você pode tentar utilizar limpa vidros ou até mesmo lustra móveis. Além de conseguir o mesmo efeito para obter brilho, pode remover algumas sujidades difíceis.

Engraxar ou encerar a superfície

Já com o sapato envernizado limpo, pode aplicar cera ou graxa para couro de verniz, fazendo isso é possível impermeabilizar a superfície, além de recuperar o brilho, proteger a pintura, renovar a cor e restaurar pequenos danos.

Lembre-se de usar o produto com a mesma cor do sapato envernizado, ser for bege, preto ou de cores claras, procure usar uma cera que tenha a mesma tonalidade. Se isso não é possível, utilize o produto incolor. É possível encontrar os produtos em locais especializados em calçados ou até em supermercados. Aplicar a cera ou graxa é muito simples:

  • Depois de deixar os sapatos limpos, retire os cadarços e aplique o produto por toda a superfície com a ajuda de uma escovinha macia ou pano;
  • Em seguida, passe um tecido para eliminar o excesso. Deixe secar à sombra;
  • Além disso, poderá usar um hidratante de couro nos sapatos pelo menos uma vez por mês.

Dicas e informações adicionais

  • Para manter sempre em perfeito estado, guarde o seu sapato em verniz em um tecido de feltro, isso evita que eles risquem uns aos outros ou grudem. Além disso, convém transportá-los dentro da caixa.
  • Deixe-os sempre longe do contato direto com o sol e guarde-os em lugar longe de umidade.
  • Ao escolher um produto, lembre-se de testar em um pequeno local imperceptível primeiro.

Pronto! Antes de levar para um sapateiro ou profissional especializando para que seja feito o conserto, seguindo as dicas apresentadas também é possível tentar recuperar o sapato de verniz em casa.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário