Como limpar o tanquinho de lavar roupa



É importante saber como limpar o tanquinho de vez em quando para mantê-lo sempre limpo e evitar que o eletrodoméstico suje suas roupas por falta de manutenção.

Por isso, nesta matéria, reunimos dicas e as principais informações com o que você precisa saber para aprender a limpar o tanquinho de lavar roupas por dentro e por fora.

As máquinas de lavar roupas do tipo tanquinho fazem uma lavagem mais delicada e ao mesmo tempo bastante eficaz, é uma das opções mais simples e econômicas para lavar roupas em casa.

O eletrodoméstico exige menos manutenção, consome menos água e energia porque não disponibiliza a opção de variações na temperatura da água, ciclo de lavagem e não conta com processo de centrifugação.

Como limpar o tanquinho de lavar roupas.

Como limpar o tanquinho

Remova todas as sujidades visíveis de dentro do tanquinho. Se disponível, limpe o filtro cata fiapos, que geralmente pode ser encontrado em um compartimento mais abaixo e na parte interna do equipamento.

Inicie um ciclo de lavagem com o aparelho vazio, somente com água e sem roupas. Faça a limpeza do tanquinho usando o ciclo mais demorado e quando terminar, remova toda a água.

Agora, inicie uma segunda lavagem com o tanquinho vazio, quando estiver cheio de água e começar a agitar, adicione meia xícara de bicarbonato de sódio e 4 xícaras de vinagre branco.

Deixe a mistura agitar por aproximadamente 1 minuto e, em seguida, desligue o tanquinho ou pause o ciclo. Deixe a mistura agir por 30 minutos antes de prosseguir com a lavagem.

Depois que o tanquinho ficou de molho com a mistura que possibilita remover todas as sujidades incrustadas e depósitos minerais, reinicie e termine todo o ciclo.

Já com a parte de dentro do tanquinho limpo, remova o plugue de alimentação do aparelho da corrente de energia e passe um pano umedecido na parte interna e na borda do tambor para remover sujidades e fiapos restantes.

Remova e limpe a gaveta de detergente. Enxágue bem com uma escova de dentes, seque e coloque-a novamente na máquina.

Termine fazendo a limpeza da tampa do tanquinho e toda a parte externa com a ajuda de um pano levemente umedecido em água, evite molhar o painel onde estão alojados os componentes eletrônicos.

Como manter o tanquinho limpo

Por mais que alguns modelos de lavadoras semiautomáticas tenham ciclos e programas para roupas delicadas, é ideal observar se a mistura entre detergente e água está de acordo com a capacidade do equipamento. Se usar a quantidade correta, o acúmulo de resíduos no interior do tanquinho poderá diminuir bastante e você não precisará aprender outros truques de como lavar o tanquinho.

Ao colocar as roupas, procure sempre esvaziar os bolsos das blusas, casacos e calças. É comum esquecer objetos, moedas, saquinhos e papéis, o que pode dificultar o acionamento correto e até impregnar o turbilhão.

Remova a espuma em excesso para o próximo ciclo. Se você quer saber como limpar o tanquinho de lavar roupa quando a lavagem normal deixou uma grande quantidade de sabão e espuma, é muito simples, faça um segundo ciclo somente com água.

Para higienizar o filtro cata fiapos, retire-o da lavadora e, em seguida lave-o em água corrente, com a ajuda de uma escova de dentes, sempre no sentido inverso da passagem da água.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário