Como limpar um tapete de lã de ovelha



Quem tem um tapete de pele de ovelha em casa necessita seguir diferentes cuidados de manutenção para preservá-lo sempre limpo e em perfeitas condições.

O truque para limpar um tapete de ovelha da forma correta é evitar produtos abrasivos que podem remover a lanolina das fibras que repele as sujidades de forma natural.

Acompanhe as dicas que apresentamos com diferentes instruções de cuidados e limpeza para manter o tapete de ovelha da forma correta.

Como limpar um tapete de lã de ovelha.

Leia também: como limpar tapetes felpudos e de pelos altos.

Instruções

O truque em cuidar de um tapete de lã de ovelha e tentar evitar de lavá-lo, limpando e removendo as manchas assim que elas aparecem para evitar de usar produtos abrasivos.

Quem tem um tapete que está começando a perder volume, pode sacudir e passar uma escova em intervalos regulares. Quando fazer isso? Dependendo da frequência de uso, simplesmente deverá estar atento quando os pelos do tapete começarem a perder volume. Sacuda o tapete de ovelha para ajudar a soltar a sujidade e poeira.

Como a lanolina repele a sujeira de forma natural, perceberá que é muito simples eliminar as sujidades que o produto pode acumular simplesmente sacudindo de vez em quando. Fazendo isso, podemos evitar que a sujeira se acumule nas fibras, o que pode tornar a limpeza mais complicada.

Para evitar manchas, precisamos evitar de deixar cair alimentos e líquidos sobre o tapete. Em caso de que o produto se manche por causa destas ou outras substancias, deverá eliminá-las antes que sequem por completo, tentando sempre evitar de perder as propinas características do couro de ovelha.

Não é recomendável usar detergentes ou produtos de limpeza para remover as manchas do tapete porque normalmente contem abrasivos que danificam a proteção natural do tecido. Além disso, durante a remoção das manchas, deve-se evitar de encharcar a superfície e utilizar água morna sendo que o calor excessivo pode danificar a lanolina do tapete e o frio pode encolher o tapete.

Para tirar a sujeira impregnada nas tramas do tapete, umedece uma pequena quantidade de água morna com amido de batata ou maizena e aplique no local afetado. Deixe secar e depois passe uma escova, sacuda ou aspire bem o tapete para desprender o amido.

Caso isso não funcione para remover manchas do tapete, esfregue o local afetado com água diluída em uma mistura de vinagre e, em seguida, passe um pano levemente umedecido para remover todo o produto.

No caso de precisar tirar odor de tapete de pele de carneiro, polvilhe bicarbonato de sódio por toda a superfície e deixe por um dia. Feito isso, passe um aspirador para remover todo o produto.

Lavar o tapete de ovelha

Em todo o caso, pode chegar o momento de lavar o tapete de ovelha em casa. Mesmo que isso não seja o mais recomendável, é possível seguir alguns passos para diminuir os possíveis danos causados pela lavagem:

  • Primeiro, passe um aspirador de pó no tapete para remover toda a sujeira solta.
  • Enxague o tapete por completo assim que for removida toda as sujidades soltas. Faça isso em uma área limpa e, de preferência com agua morna, então esfregue toda a superfície com uma escova de lavanderia com detergente neutro ou sabão para roupas delicadas. Depois, enxague para remover o sabão.
  • Seque imediatamente o tapete, sendo que os tapetes de lã carneiro precisam ser secos por completo e o mais rápido possível, por isso livre-se do excesso de umidade e depois pendure em uma área onde não exista a exposição direta do sol. Além disso, não coloque o tapete de lã de ovelha em uma secadora de roupas.

Dicas e informações adicionais

Se o seu tapete de ovelha possui a etiqueta com as instruções de lavagens e cuidados a ter durante a limpeza, poderá segui-las porque cada fabricante possui as suas próprias instruções para manter o tapete em perfeito estado.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário