Como limpar tapetes de pelos altos e felpudos



Além de valorizar o ambiente onde é colocado, dando um ar mais sofisticado, os tapetes felpudos de pelos altos são excelentes alternativas de acessório para incrementar a decoração da casa.

Porém, durante a manutenção muitas pessoas tentam remover manchas impregnadas, sujidades e alguns resquícios de alimentos utilizando métodos e produtos de limpeza para carpetes abrasivos, o que acaba manchando e danificando a textura macia das fibras.

Por isso, a maioria das empresa fabricantes orientam a fazer a limpeza de tapetes felpudos de forma suave, utilizando produtos domésticos. Além de limpar, remover odor desagradável e não danificar as tramas do produto, também é possível reavivar as cores das fibras.

Tapete de pelo alto e felpudo.

Limpeza do tapete felpudo de pelo alto

Para manter o tapete sempre limpo, aspire pelo menos uma vez por semana. Assim você evita a poeira e sujidades em excesso nas fibras. O ideal é utilizar o aspirador de pó sempre no sentido da trama e sempre com o bocal de cerdas macias ou liso.

Ao utilizar o bocal apropriado, toda a poeira pode ser retirada e filtrada com facilidade, fazendo com que as fibras do tapete fiquem limpas e afofadas sem serem deterioradas pela aspiração do eletrodoméstico.

Quando se trata da limpeza do tapete com maior utilização, poderá intensificar o uso do aspirador. Para que a manutenção seja eficiente, certifique-se de usar o aspirador de pó limpo trocando o recipiente regularmente.

Mesmo que o tapete não esteja sujo, numa faxina de rotina, retire-o e deixe-o ao ar livre por algumas horas para que as fibras sejam arejadas.

No caso de tapetes de fibras sintéticas felpudos, procure não utilizar limpadores a vapor, pois os fios do produto podem ser danificados.

Remover Manchas

Limpe manchas do tapete felpudo rapidamente e separadamente. Aplique uma pequena quantidade da solução de limpeza para tapetes diretamente sobre a mancha, tomando cuidado para não saturar o tecido. Sempre leia as instruções do rótulo e teste em uma área imperceptível primeiro.

Para remover pequenas manchas, como respingos de alimentos, você pode esfregar o local afetado com lenços para bebê, o que permite fazer a limpeza de forma simples e rápida.

Caso queira utilizar um produto caseiro e que funciona para tratar diferentes tipos de manchas, utilize uma solução com duas xícaras de água morna e uma de vinagre. Passe uma esponja macia e delicadamente sobre toda a superfície manchada, suja ou embolorada e, em seguida deixe que o ambiente seja ventilado. Essa mistura também funciona para reavivar as cores e remover odores desagradáveis.

Para remover algum mau cheiro ainda persistente sobre a superfície, é possível borrifar o tapete com um pouco de talco suave nos locais afetados.

Como lavar tapetes de pelo alto

De forma geral, o recomendável é que a lavagem do tapete felpudo seja feita por lavanderias especializadas. Se você deseja fazer o procedimento em casa, confira a etiqueta com as instruções de cuidados do tapete antes de aplicar algum produto ou colocá-lo na máquina de lavar roupas, pois algumas peças pequenas e feitas com diferentes materiais podem ser lavadas na máquina e outras não.

Antes de começar a lavar o tapete, você precisará varrer ou aspirá-lo. Além disso, o ideal é tratar as manchas primeiro. Já com todas as sujidades superficiais removidas, umedeça totalmente a superfície do tapete.

Faça uma solução de limpeza utilizando detergente neutro e água, faça a mistura até formar espuma. Aplique a solução uniformemente em toda a superfície.

Agora, escove o tapete no sentido dos pelos altos. Procure não deixar o produto de molho, quando terminar, enxague o tapete com água para remover todo o detergente.

Remova o máximo de umidade possível. Se o tapete é pequeno, você poderá colocar uma toalha macia para eliminar o excesso de água. Não coloque no varal para não criar vincos, procure não torcer durante a secagem.

Para uma secagem completa, altere a posição do tapete em intervalos regulares, superfície e base para que ambos os lados estejam expostos para completa secagem. Para evitar de degradar a borracha antideslizante, não secar ao sol tapetes felpudos que tenham a base emborrachada.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário