Como limpar tapetes de sisal



Sisal é uma fibra natural resistente, flexível e versátil, por esta razão, é usado na confecção de diferentes produtos, incluindo carpetes, tapetes e capachos.

Para que o tapete de sisal mantenha o aspecto original, é necessario realizar a manutenção adequada, além disso, tapetes de sisal com aparência de novos ajudam a valorizar e tornar o ambiente mais aconchegante.

Para tornar a limpeza facilitada, você pode limpar o tapete de sisal regularmente, manter essa rotina vai ajudar a evitar sujidade e poeira impregnada.

Para que o tapete não manche ou encolha é sempre recomendável evitar a umidade, seja durante a limpeza ou escolhendo o melhor local para a colocação da peça. Prefira utilizar o tapete em locais arejados e com pouca umidade.

Por ser constituído de fibra natural, o tapete de sisal tem uma permeabilidade elevada. Por isso, para evitar manchas, sempre utilize produtos de limpeza menos abrasivos e evite o derramamento de líquidos.

Tapete de sisal limpo.

Limpando tapetes de sisal

Não deixe acumular poeira e sujeira nas fibras, e para não danificá-las, evite passar a vassoura. A limpeza periódica do tapete de sisal pode ser feita com a utilização de um aspirador de pó de boa qualidade, para melhores resultados, deve-se limpar ambos os lados do tapete.

No caso de existir manchas ou sujidades, poderá tentar removê-las com a ajuda de uma espátula ou objeto semelhante e, em seguida, utilizar uma escova para retirar o restante da sujeira amolecida.

Se a mancha ou a sujeira já estiver impregnada, para evitar a lavagem, utilize uma escova e tente removê-la a seco, faça a escovação delicadamente. Se persistir, poderá tentar utilizar um pano branco e macio levemente umedecido com água e detergente neutro para realizar a higienização. Seque em seguida com uma pano branco e que não solte fiapos.

Dicas e informações adicionais.

A maioria dos fabricantes incluem em seus produtos uma etiqueta de cuidados de manutenção, listando as instruções específicas de como cuidar do tapete de sisal.

Se o tapete estiver com sujeiras e manchas de difícil remoção, poderá consultar uma lavanderia, empresa ou profissional especializado.

As áreas de maior tráfego ou onde existe a circulação de animais de estimação, pode exigir uma maior limpeza regular. Aspire semanalmente para remover a sujeira e restaurar as fibras naturais do tapete.

Seja pelo desgaste do uso diário ou pelas manchas que não saem, se o seu tapete está precisando de uma reforma para deixá-lo com cara de novo, poderá tentar dar mais uma chance extra pintando o tapete de sisal com tinta própria para tecido.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário