Como limpar tapetes de fibras sintéticas



Os tapetes de fibras sintéticas são adequados para ambientes residenciais e comerciais, são artigos de tapeçaria resistentes que podem ser limpos facilmente e ainda dar um ar muito sofisticado e confortável à casa de qualquer pessoa.

Se você possui um tapete de fibra sintética em casa ou se está pensando em adquirir um, saber como limpá-lo é o primeiro passo para conservá-lo no seu melhor estado e por muito tempo.

Embora sejam duráveis e resistentes, muitas pessoas tentam limpar os tapetes de fibras sintéticas ou tirar manchas e odores usando métodos inadequados e produtos abrasivos. Com isso, a chance de danificar o tapete e impregnar mais sujeira nas fibras é maior.

Como limpar tapetes de fibras sintéticas.

Para manter tapetes sintéticos limpos precisamos manter uma rotina de limpeza semanal, de forma a remover toda a sujidade e poeiras que vão se acumulando na superfície. Este processo requer apenas alguns produtos e utensílios básicos de limpeza.

Instruções

Passe aspirador para remover o pó e o máximo de sujeira solta. Antes de começar a lavar o tapete de fibra sintética, faça a remoção de toda a sujidade solta, aspire ou passe uma vassoura para facilitar na lavagem. Líquidos devem ser removidos com pano macio ou papel absorvente e, em ambos os lados do tapete.

Tente limpar a sujeira com detergente neutro e água primeiro. A forma mais simples e fácil de remover uma mancha do tapete de fibra sintética é aplicando uma solução de limpeza suave sobre a área afetada sempre no sentido da trama.

Além disso, um pano limpo umedecido em água e com apenas algumas gotas de detergente neutro pode ser usado para retirar manchas e sujeiras básicas. Os pelos e fiapos podem ser escovados levemente na área até que sejam removidos.

Com a ajuda de uma escova de boa qualidade, limpe o tapete com uma solução de sabão neutro e água no sentido da trama. Depois disso, utilize uma solução de vinagre branco e três partes de água para remover sujidades persistes e odores ruins das fibras. Para finalizar, utilize uma toalha para tirar a umidade.

Se existem manchas impregnadas, você pode tratá-las primeiro com um removedor de manchas, testá-lo primeiro em uma área imperceptível para certificar-se que o produto não danificará as fibras.

Remover manchas

Para remover manchas do tapete de fibra sintética, poderá tentar seguir uma dica caseira antes de adquirir um produto específico.

Primeiro, faça uma solução de limpeza utilizando um litro de água para uma colher de detergente neutro e vinagre branco, agite bem até formar espuma.

Passe a espuma com uma escova macia sobre o local manchado fazendo movimentos circulares e, em seguida, deixe por alguns minutos.

Agora, esfregue levemente o local tratado com panos limpos, sempre molhando o mínimo possível para evitar umidade. Caso seja necessário, poderá repetir o procedimento. Agora que terminou, a secagem deve ser feita com pano branco e macio.

Lavar tapetes de fibras sintéticas

A maioria dos capachos e tapetes sintéticos são laváveis na máquina. Primeiro, verifique as instruções de lavagem dos símbolos das etiquetas que estão no seu tapete se não tiver certeza.

Para não danificar sua estrutura, não lave seu tapete em uma máquina de lavar ou lavadora de alta pressão. Além disso, evite também sabão em pó ou alvejante à base de cloro.

Se necessário, poderá tratar todas as áreas manchadas primeiro com um produto específico para a remoção de manchas de tecidos frágeis.

Coloque o tapete na lavadora com algumas toalhas ou junto com outros itens semelhantes para ajudar a manter a força do equipamento equilibrada. Adicione a quantidade adequada de detergente neutro ou sabão para tecidos delicados.

Defina a máquina de lavar para o ciclo delicado e com água morna. Para secar o tapete de fibra sintética, se as instruções de cuidados permitir a centrifugação, poderá deixar que o equipamento complete todo o ciclo de lavagem.

Agora que terminou, precisará esperar a total secagem, pendure os tapetes de fibras sintéticas em um varal e deixe-os secar ao ar e na sombra, o fundo deve ficar completamente seco para evitar mofo.

Dicas e informações adicionais

  • Se a peça for grande ou de difícil limpeza, ou caso a sua casa tenha um tapete bastante sujo ou fragilizado, pode consultar um especialista. Há muitas lavanderias e empresas especializadas em limpar carpetes e tapetes à seco e de forma profissional;
  • Por serem itens frágeis, alguns tapetes mais baratos de fibras sintéticas devem ser lavados à mão. Além disso, antes de iniciar, procure verificar o estado da peça para que não seja danificado durante o procedimento;
  • Embora as dicas de fazer a limpeza de tapetes de fibras sintéticas sejam opções caseiras e acessíveis, independente de qual tipo de tapete sintético que tenha em casa, como por exemplo de polipropileno, poliéster ou nylon é sempre recomendável que sigas as instruções de lavagem do fabricante;
  • Para remover sujidades incrustadas poderá ser necessário adquirir produtos específicos para higienizar tecidos e fibras sintéticas.

Agora que terminou, poderá conhecer a matéria com dicas que preparamos sobre como limpar carpetes em casa e seguindo algumas dicas caseiras.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário