Como limpar tênis encardido de tecido, pano ou lona



Nesta matéria, deixaremos informações e dicas sobre como limpar tênis de pano, lona ou tecido branco e colorido utilizando produtos de limpeza acessíveis e eficientes.

O ideal é lavar o tênis de tecido à mão, em água morna e com um detergente suave. Não coloque-os em uma secadora, deixá-los secar ao ar livre e na sombra.

Embora os tênis tendem a ficar sujos com o decorrer do tempo e uso constante, ou até mesmo com o tecido encardido, é possível limpá-los de forma eficiente. Por isso, nesta matéria deixaremos diferentes dicas e truques para que você possa lavar seus tênis sem danificá-los.

Exemplo de um tênis de tecido branco e limpo.

Lavar tênis de tecido, pano ou lona à mão

Para lavar o tênis à mão utilize detergente neutro e água morna, misture até formar espuma. Agora, coloque uma escova de cerdas macias para tênis na solução e, em seguida, passe por todo o tecido do tênis branco ou colorido. Não se esqueça de esfregar a lingueta e o lado de dentro também.

Para tirar manchas encardidas, adicione também um pouco de vinagre branco e bicarbonato de sódio na solução de limpeza e esfregue novamente. Se desejar, também pode esfregar a mancha com sabão de coco ou suco de limão e uma escova de limpeza

Passe a solução na parte emborrachada e na sola do calçado. Enxágue bastante com água corrente para que o tecido não endureça depois da secagem. Coloque-os para secar na sombra, em uma superfície plana, evitar colocar para secar ao sol para não esvanecer a cor.

Se a borracha ainda está amarelada ou encardida, pode tentar desamarelar ou limpar a borracha do tênis com pasta de dente. Passe um pouco de creme dental na parte branca ainda suja ou encardida e, em seguida, passe um pano úmido em água morna para lustrar e remover o produto.

Como limpar as palmilhas

Palmilhas de tênis de tecido.Para ajudar a eliminar odores desagradáveis, aproveite a água com detergente ou com a solução de limpeza para lavar as palmilhas dos tênis e com a ajuda de uma escovinha macia. Depois de esfregar toda a palmilha, enxague-a em água corrente e coloque-a para secar, de preferência na sombra.

Se estes passos não reduzir o odor dos calçados, você poderá substituir as palmilhas. Palmilhas de substituição estão disponíveis na maioria das lojas de calçados ou de artigos esportivos.

Como lavar os cadarços

Se os seus cadarços forem feitos de camurça, couro ou de veludo, você deve seguir as mesmas instruções que você seguiria para limpar sapatos de camurça ou para limpar os sapatos de veludo. Você não deve deixá-los encharcados ou usar detergente abrasivos para limpá-los.

Lavar os cadarços do tênis de pano.Remova o cadarço e coloque-os em um recipiente apropriado e cheio de água morna. Adicione uma colher de detergente neutro e água sanitária. Se os seus cadarços forem coloridos, coloque-os de molho somente em água morna e sabão apropriado para lavar roupa.

Deixe os cadarços de molho na solução por aproximadamente 15 minutos, dependendo do tipo de sujeira, poderá ser necessário esfregar um pouco com uma escova de limpeza. Quando terminar, coloque-os para secar ao ar livre.

Limpar tênis na máquina de lavar

Embora a lavagem manual faça o trabalho, pode ser uma tarefa demorada e cansativa. Se você deseja poupar algum tempo e esforço, pode colocar os seus tênis na máquina, mas é preciso ter cuidado quando você fizer isso para não estragar a forma, bem como os adesivos e as estampas dos calçados.

Instruções

Com exceção do couro e da camurça, os pares de calçados podem ser lavados na máquina ou até no tanquinho. Antes de iniciar, procure verificar a etiqueta com as instruções de lavagem para descobrir se a peça pode ser colocada na máquina, aproveite e verifique as instruções de secagem e outros cuidados que devem ser seguidos para conservá-los sempre em perfeitas condições.

Antes de lavar seus tênis de tecido, pegue uma escova de cerdas macias ou utilize uma escova de dentes velha e, em seguida, remova qualquer sujeira ou detrito solto. Isso facilitará na remoção de manchas e também pode proporcionar uma lavagem mais bem sucedida.

Se existem manchas impregnadas, como usar água sanitária não é recomendo, você pode tratar os locais encardidos primeiro com agentes branqueadores e removedores de manchas específicos para lavanderia e recomendados para tecidos coloridos ou brancos, você pode querer testá-lo primeiro em uma área imperceptível para verificar se o produto não ira danificar, amarelar ou branquear o tecido do tênis.

Agora, poderá colocar os tênis na máquina de lavar roupa para que o equipamento faça o resto do trabalho. Primeiro, remova os cadarços e coloque-os em um saco protetor de roupa, em seguida, configure o equipamento para um ciclo delicado e com água fria. Para evitar a formação de bolinhas no tecido e para que outros itens não sejam danificados, lave-os separadamente de outros tipos de vestuários.

Adicione detergente suave, coloque cerca da metade do que você normalmente usaria para lavar suas roupas. Coloque o produto quando a água completar a metade de sua capacidade e, em seguida, poderá adicionar os seus pares de calçados.

Ao colocá-los, procure separá-los por cores. Lave os tênis brancos separadamente dos coloridos e pretos, pois quando lavados juntos podem manchar o tecido. Se desejar, também pode verificar a firmeza das cores do tecido antes de lavar.

Quando o ciclo terminar, tire os sapatos e deixá-los secar ao ar livre. Para não danificar a forma, procure evitar a centrifugação ou secadora. Colocá-los em um local ventilado, em uma superfície plana. Coloque algumas bolas de papel amassado em seu interior para não deformá-lo e também para auxiliar na etapa de secagem.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário