Como limpar uma tesoura de jardim



A tesoura de jardim é uma ferramenta indispensável para qualquer jardineiro ou para quem deseja aparar a grama ou fazer acabamentos em arbustos. Além disso, também pode ser utilizada para podar plantas ornamentais.

Após o uso, as tesouras precisam de uma limpeza completa, especialmente quando molhadas ou utilizadas em locais que acumulem bastante sujeira. Manter a tesoura de jardim limpa ajudará a preservar sua eficiência de corte quando usada.

Aprenda como limpar uma tesoura de jardim, deixar a ferramenta livre de ferrugem e sempre afiada, pronta para ser utilizada a qualquer momento, mantendo sua durabilidade por bastante tempo.

Como limpar uma tesoura de jardim.

Leia também: como remover ferrugem de metais.

Limpeza da tesoura de jardim

Após o uso, lave a tesoura de grama com um pouco de detergente neutro e água, utilizando uma escova de cerdas duras. Feito isso, seque bem em seguida com a ajuda de uma toalha que não solte fiapos. Procure fechar e abrir a tesoura de jardim durante o procedimento para facilitar na limpeza, alcançar todas os locais onde a sujeira e poeira se acumulam.

Já para desinfetar ou remover sujidade incrustada, umedeça um pano com vinagre ou suco de limão e passe sobre toda a superfície da tesoura de jardim a ser limpa. Procure remover toda a sujeira que seja mais difícil com uma escova de lavanderia. Quando terminar, lave com água e seque bem a ferramenta para evitar a oxidação.

Dicas para remover a ferrugem

Ao armazenar as tesouras de jardim molhadas ou em locais com umidade, podemos notar que a ferramenta ficou enferrujada.

Para remover a ferrugem das tesouras de jardim podemos tentar um truque caseiro ao passar a metade da cebola nos locais afetados. Caso a dica não funcione, pode voltar a repetir o procedimento e, em seguida, também passe uma esponja umedecida com uma mistura de água e bicarbonato de sódio ou sal de cozinha.

Além disso, também podemos limpar uma tesoura de jardim muito enferrujada com a ajuda de uma folha de lixa para metais. O procedimento é simples e só precisamos cortar a folha algumas vezes com a própria tesoura enferrujada. Para finalizar, lixe os locais mais teimosos e pronto. Fazendo isso, podemos remover oxidação e amolar a tesoura de jardim.

Afie e Lubrifique sua tesoura

Com o passar do tempo ou depois de aparar a grama várias vezes, a tesoura de jardim pode acabar ficando sem corte, para amolar a ferramenta, poderá seguir algumas dicas simples.

Além de utilizar um esmeril ou mandar amolar, também pode utilizar uma lima plana utilizada para para polir peças metálicas para afiar as lâminas com certa facilidade.

A pedra de amolar tesoura de jardim pode ser utilizada nesses casos e utilizar o objeto é bastante simples porque só precisamos passar a pedra no sentido dos fios da tesoura, afie em apenas uma direção. Umedeça um pouco a pedra para que o afiamento seja facilitado. Além disso, o procedimento também possibilita suavizar recuos nas lâminas e chanfros.

Agora que a tesoura de jardim ficou limpa como nova, também pode aplicar algumas gotas de óleo mineral nas articulações e lâminas. O procedimento é simples e possibilita deixá-la protegida de oxidação. Finalmente, certifique-se de que todas as porcas e parafusos da ferramenta estejam apertados. Lembre-se sempre de armazenar as ferramentas em um local arejado e seco.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário