Como limpar tesouras de poda



Tesouras de poda são de grande ajuda para qualquer jardineiro e para aqueles que querem utilizar uma ferramenta indispensável para aparar galhos de plantas e arbustos.

Quando precisamos usar a tesoura de poda, podemos encontrá-la suja, em mal estado de conservação, com ferrugem e falta de fio.

Nesse estado a tesoura não funcionará direto, fazendo com que seja necessário maior esforço para fazer a poda das plantas.

Como limpar a tesoura de poda.

Leia também: como limpar uma tesoura de jardim.

Instruções

Quando a tesoura apresenta sujidade incrustada nas laminas, lave com água morna e detergente neutro. Faça isso com a ajuda de uma escova de cerdas duras ou metálica. Passe por toda a tesoura até fazer a remoção de toda a sujidade

Feito isso, seque completamente a tesoura de poda não deixando nenhuma umidade para evitar oxidação, sendo que as partes metálicas podem oxidar-se com bastante facilidade.

Quem deseja mais praticidade pode limpar a tesoura de poda com uma pasta de limpeza ao utilizar vinagre e bicarbonato de sódio. Faça uma pasta consistente e passe sobre toda a superfície com a ajuda de uma escova.

Remover ferrugem e amolar a tesoura de poda

Se a tesoura de poda tiver pequenas ranhuras ou ferrugem, poderá remover com uma lima de amolar para afiação de tesouras e lâminas em geral. Comece passando desde o exterior até chegar na parte interior da lâmina. O procedimento também pode ser feito com uma pedra de afiar e conseguirá um fio excelente para o corte de galhos.

Como alternativa, pode tentar conseguir o mesmo resultado com uma folha de lixa. Dobre a folha ao meio com a parte que serve para lixar para dentro, e vá cortando a folha várias vezes.

Desinfetar tesoura de poda

Para desinfetar tesoura de poda muitos produtos de jardinagem podem ser utilizados. No entanto, também pode usar alguns produtos domésticos que você talvez já tenha em casa. Uma solução de água sanitária facilita na higienização de ferramentas de jardim. Misture 4 litros de água com 2 xícaras de água sanitária em um balde e, em seguida, deixe as ferramentas na solução por 15 minutos.

Além disso, também pode realizar uma desinfecção da tesoura de poda com uma pano que não solte fiapos e álcool isopropílico para desinfetar. Apenas umedeça o pano no produto e passe por toda a tesoura. O recomendável é realizar esse procedimento depois de cada uso, assim a tesoura sempre estará pronta para a poda.

Lubrificar a tesoura

Para finalizar, não se esqueça de lubrificar as articulações da tesoura passando apenas algumas gotas de óleo mineral ou de máquina para evitar que os componentes de metal enferrujem com o decorrer do tempo.

Pronto! Seguindo algumas dicas simples podemos deixar a ferramenta livre de qualquer sujeira. Se deseja aprender mais sobre o assunto, também pode acompanhar a matéria sobre como limpar a tesoura.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário