Como limpar toalhas de praia



Nesta matéria, veremos como limpar as toalhas de praia e piscina, que devido ao uso constante, requer cuidados especiais de lavagem e secagem.

Quando voltamos da praia ou piscina, precisamos lavar as toalhas, biquínis e maiôs logo em seguida, porque a salinidade, areia e cloro tendem a manchar ou até danificar as fibras do tecido.

Antes de iniciar qualquer procedimento de limpeza, poderá ler as etiquetas com as instruções de lavagem e secagem, que podem estar presentes no próprio produto.

Como limpar toalhas de praia.

Remover a areia das toalhas de praia

Depois de obter areia em sua toalha de praia, poderá não ser tão confortável de usá-la. Além disso, precisará evitar grandes quantidades de areia em sua máquina de lavar roupa, que não é projetada para lidar com esse problema. Então, como tirar a areia da toalha de praia?

Quando está prestes a sair da praia, certifique-se de agitar a toalha. O objetivo é sacudir o máximo de areia possível antes de enviar as toalhas para a lavagem. O procedimento é mais fácil de ser feito com toalhas secas do que com as molhadas, porque a areia pode aderir com facilidade em superfícies úmidas. Ignorar esse passo pode danificar as toalhas ou até mesmo prejudicar o ciclo de lavagem.

A água utilizada na máquina faz com que a areia fique impregnada à toalha, danificando as fibras do tecido. Como resultado, pode perder suas características de secagem, podendo não absorver água corretamente. Uma vez que isso acontece, poderá ser trabalhoso remover a areia completamente. Por conseguinte, poderá parecer sempre suja e áspera ao toque.

Instruções

Antes de iniciar a lavagem, procure seguir as recomendações de cuidados, disponível na etiqueta de instruções de lavagem, o que possibilita fazer a manutenção sem danificar o tecido.

A menos que indicado de outra maneira, recomenda-se utilizar um detergente líquido e suave para roupas delicadas, água morna e um curto ciclo de lavagem na máquina, uma vez que são roupas de banho lavadas frequentemente, devido ao uso constante, é normal que essas peças de vestuário venham a descolorir com o tempo.

Além disso, caso sejam feitas de tecidos ou cores diferentes, devem ser colocadas separadamente na máquina. Procure usar sabão líquido ou, se optar pelo sabão em pó, precisará encher a máquina e deixar o sabão diluir antes de colocá-las.

Evite utilizar alvejante nas toalhas coloridas. E também evite colocar amaciantes, que não são indicados para nenhuma toalha, seja de algodão ou poliéster, pois é criada uma película que prejudica a absorção da água.

Remover odor e manchas

Para remover manchas de protetor solar da toalha de praia, basta esfregar o tecido ainda seco com um pouco de detergente neutro e, em seguida, colocá-la em uma bacia de água morna com suco de um limão e um pouco de sal. Feito isso, lavar a toalha à mão com água e detergente neutro e a sujidade será removida logo após o enxague.

Para definir as cores das toalhas de praia, podemos adicionar um pouco de vinagre durante o enxágue. Ao fazer isso, pode deixar as tolhas de molho por alguns minutos. Além disso, utilizar o produto, permitirá amaciar as peças sem a necessidade de utilizar uma amaciante de roupas. No caso de precisar remover odores, além da lavagem, poderá tentar deixar as toalhas no sol por algumas horas.

Para secar, o ideal é colocar as peças em um local ventilado e na sobra. Assim, poderá fazer a secagem corretamente, proporcionando manter a maciez das fibras, evitando de amarelar a toalha branca ou de desbotar o tecido colorido.

Dicas e informações adicionais

  • Se deseja manter a toalha de praia sempre higienizada, com aspecto de nova, macia e com a cores bem definidas, quando terminar de utilizá-la, pode simplesmente colocá-la de molho em um recipiente com água e vinagre branco. Deixe de molho por meia hora e, em seguida, poderá enxaguar com água limpa.
  • A toalha de praia não precisa ser passada, mas o procedimento pode torná-la mais macia. Passar ou colocar na secadora pode devolver a maciez, desde que seja em temperaturas moderadas, para não ressecar as tramas da fibra.

Agora que você sabe como cuidar das suas toalhas de praia, também poderá se interessar em acompanhar a matéria passo a passo que já preparamos sobre como limpar o guarda-sol.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário