Como limpar trilhos de portas e janelas



Seja de madeira, ferro, aço ou alumínio, as portas e janelas de correr, que podem ser abertas com o movimento de deslizar a partir de um trilho no chão ou no teto são muito comuns.

Para que funcionem corretamente, fatores como limpeza e lubrificação de todas as articulações e roldanas precisam ser constantes. Com o decorrer do tempo, diferentes sujidades podem se acumular nos trilhos e quando isto ocorre, podem até emperrar a porta ou janela.

Limpar os trilhos, remover a sujeira e detritos acumulados nas roldanas, hastes condutoras e caixilho não é um a tarefa complicada, existem muitos métodos simples e eficientes para que o trilhos se mantenham como novos, e em perfeito funcionamento.

Como limpar trilhos de portas e janelas.

Limpar trilhos de portas e janelas

Antes de começar a limpar os trilhos das portas e janelas, remova cortinas, persianas ou quaisquer outros objetos que podem dificultar a manutenção.

Abra a porta ou janela o máximo possível para que seja possível visualizar os trilhos e, em seguida, remova todas as sujidades soltas com o aspirador de pó, anexe um bocal fino para facilitar na remoção dos resíduos de sujeira.

Não utilize objetos e produtos abrasivos. Utilize uma escova ou pincel de cerdas macias embebido em água com detergente neutro. Para alcançar os cantos e locais de difícil acesso, prefira usar uma escova de dentes e pequenas bolas de algodão.

Mergulhe a escova de cerdas macias na mistura de detergente e água morna. Para fazer a mistura, adicione água em um recipiente apropriado e adicione algumas gotas de detergente, mexa a mistura até formar espuma.

Agora, limpe os trilhos inferiores e superiores com a ajuda da escova, repita o procedimento até remover toda a sujeira. Se existirem sujidades impregnadas, raspe-as suavemente usando uma pequena espátula plástica.

Dicas e informações adicionais

Use um pano seco e que não solte fiapos para limpar o excesso de sujeira e secar os trilhos completamente antes de lubrificar. Se precisar usar uma escada para alcançar os trilhos superiores, tenha certeza de que está bem posicionada, que não há como escorregar e que não esteja apoiada sobre a porta ou janela.

Já com o trilho limpo e seco, e de acordo com as instruções do fabricante, você poderá usar um lubrificante seco de grafite em pó no trilho para que a porta ou janela deslize suavemente.

Além de manchar, lubrificantes oleosos podem atrair sujeira, você terá que limpar os trilhos com muito mais frequência.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário