Como limpar vasos de plantas de cerâmica



O cultivo de plantas em floreiras e vasos de cerâmica nos permite ter as mais variadas espécies em ambientes pequenos, as peças podem ser colocadas em salas, recepções, corredores ou ainda para ajudar na decoração de espaços abertos, como, por exemplo, escadas, corredores ou jardins.

O vaso de cerâmica é essencialmente feito de argila ou barro, embora a peça ofereça muitas vantagens para o cultivo de plantas fortes e saudáveis, os recipientes são materiais bastante porosos, fazendo com que a peça absorva muita umidade e manche com facilidade.

Além de manter a luminosidade, adubação, regas e temperatura em dia, para mantermos as plantas bonitas e saudáveis, precisamos limpar os vasos de cerâmica constantemente.

 

Como limpar vasos de plantas de cerâmica.

Limpar vasos de flores ornamentais de cerâmica

Se seus vasos de cerâmica de plantas ornamentais forem impermeabilizados, faça sua limpeza com água e sabão neutro. Quando terminar, enxágue bem para retirar a sujeira e sabão e seque em seguida.

Para remover manchas esbranquiçadas, mofo ou bolor, utilize um escova de cerdas macias umedecida em água e bicarbonato de sódio. Finalize a limpeza do vaso com a ajuda de água e sabão neutro e seque bem em seguida.

Limpar vasos de barro, cerâmica crua ou argila

Passe uma escova de cerdas macias sobre o vaso, utilize água para ajudar na remoção de limo e sujidades impregnadas. Por ser um material poroso e para não prejudicar no desenvolvimento da planta, se existir a necessidade de utilizar produtos de limpeza, procure utilizar um detergente biodegradável.

Para limpar os vasos de barro a seco, você pode passar e esfregar um pouco de areia sobre os locais afetados com a ajuda de uma escova de limpeza.

Para remover rapidamente a umidade gerada pelas regas constantes, que geralmente são manchas brancas, o truque é passar um pouco de azeite de oliva com a ajuda de um pano macio.

Dicas e informações adicionais

  • Se você desejar acabar com as manchas constantes no vaso cerâmico, pois é muito poroso, você pode impermeabilizar a peça por dentro com tinta asfáltica, vai evitar que a cerâmica absorva a umidade da terra.
  • Agora que você limpou o vaso de cerâmica, pode aproveitar para limpar as folhas e hortaliças com a ajuda de água fria e um detergente biodegradável.
  • Caso não tenha o produto de higienização correto, as folhagens podem ser limpas com água fria e pano úmido, a água também pode ser jogada através de uma mangueira para ajudar a remover a poluição e poeira acumulada.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário