Como limpar prata com bicarbonato e papel alumínio



Confira a matéria sobre como limpar prata com bicarbonato e papel alumínio, assim você pode limpar prata manchada e restaurá-la quase que instantaneamente.

Em vez de polir, lavar ou tentar restaurar joias de prata utilizando produtos potencialmente prejudiciais ou outras alternativas trabalhosas, usaremos a eletrólise para deixar a peça manchada e oxidada em metal prateado!

Você pode fazer isso facilmente e só precisará de um recipiente, papel alumínio, bicarbonato de sódio e água quente. Assim, o método removerá o embaciamento, limpará a prata que ficou preta com o decorrer do tempo sem remover qualquer metal subjacente.

Como limpar prata com bicarbonato e papel alumínio.

Leia também: como limpar objetos de prata.

O que você vai precisar:

  • Bicarbonato de sódio (bicarbonato de sódio);
  • Sal (cloreto de sódio);
  • Jarra de Água Quente (calor aumenta a solubilidade);
  • Colher de madeira (ou similar, para agitar a água com);
  • Tigela não metálica grande (pirex ou vidro recomendado);
  • Escova de dentes velha ou item semelhante;
  • Pano macio e limpo;
  • Prata manchada para ser limpa.

Instruções

Primeiro, enrole a prata manchada em papel alumínio.

Coloque a folha embrulhada com a prata manchada em um recipiente de vidro com água quente com sal e bicarbonato de sódio.

Aguarde alguns minutos e folha de alumínio é agora manchada e a prata só precisa de um polimento para restaurar o seu brilho.

Pronto, agora a prata polida é brilhante e bonita.

Passo a passo de como fazer a limpeza

Adicione algumas colheres de sopa de sal e bicarbonato de sódio à água quente e mexa para misturar. Isso ajudará a água a carregar corrente elétrica (mesmo sem usar baterias, estamos utilizando atividade elétrica).

Pressione a folha de alumínio para que fique submergida na parte inferior da tigela ou travessa de vidro.

Despeje a água no recipiente, adicionando o suficiente para submergir completamente o alumínio e o item a ser limpo.

Coloque o item a ser limpo em cima da folha de alumínio, garantindo que haja contato entre eles. Eles devem permanecer em um local relativamente limpo.

Aguarde alguns instantes e veja como o alumínio libera íons para a prata, causando a conversão de sulfeto de prata em metal prateado novamente.

Portanto, em pouco tempo, a sua prata estará pronta para ser limpa com água corrente, uma escova de dentes e um pano para remover pedaços de sujeira e óxidos soltos.

Depois de lavar o item, ele deve estar brilhante e limpo novamente. Se ele tiver muitos arranhões, use um pano de polimento para deixá-lo liso novamente.

Como a Limpeza Eletrolítica Funciona

A técnica comum de limpeza de artigos de prata por imersão da prata e um pedaço de alumínio em um banho eletrolítico (geralmente bicarbonato de sódio ) é um exemplo de corrosão galvânica.

O processo envolve a redução eletroquímica de moléculas de sulfeto de prata (em geral, a prata não é facilmente corroída pelo oxigênio). Átomos de enxofre são retirados do sulfeto de prata, transferindo-os para e, assim, corroendo um pedaço de folha de alumínio (um metal muito mais reativo), deixando a prata pura para trás. Durante a limpeza, nenhuma prata é perdida no processo.

Caso a dica de limpeza não funcione

A dica funciona para limpar qualquer item feito de prata, desde travessas e talheres até joias como anéis, alianças, brincos e correntes de prata. Caso encontre alguma dificuldade, você pode conferir algumas dicas:

  • Verifique se o que você está tentando limpar é realmente prata.
  • Você precisa colocar a prata na água fervente, em cima da folha de alumínio, com o bicarbonato de sódio. A prata só irá ficar limpa onde entrar em contato com o alumínio
  • Não é possível utilizar esse método para remover a sujeira impregnada, apenas a oxidação que deixa o metal escuro.
  • A quantidade de sal e bicarbonato de sódio pode variar um pouco dependendo do tamanho do objeto.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone






Tópicos relacionados:


Deixe um Comentário