Como limpar alumínio



Neste artigo veremos como limpar alumínio, um metal leve e flexível que tem um brilho prateado natural e único. É muito resistente a corrosão, mas é necessário alguns cuidados básicos para a melhor preservação do metal.

Para manter as peças de alumínio sempre com um olhar brilhante  é necessário fazer uma limpeza regular, com o passar do tempo e falta de cuidados durante a manutenção, o alumínio pode ficar sem brilho, facilitando a oxidação e formação de manchas e ferrugem.

Atualmente o alumínio pode ser utilizado para inúmeras aplicações como na fabricação de janelas, esquadrias, panelas, latas, pias, rodas, persianas, bicicletas e etc. Geralmente limpar peças e objetos de alumínio é simples e rápido. É possivel manter o alumínio polido e limpo seguindo apenas alguns cuidados.

Imagem ilustrativa sobre como limpar alumínio.

A limpeza do alumínio deve ser feita de forma simples, utilizando um detergente neutro, pano macio e que não solte fiapos, umedecido em água.

Para que não haja a remoção da anodização do alumínio, uma película que serve para proteger, propiciar maior durabilidade e resistência à corrosão, não devemos utilizar produtos de limpeza abrasivos, alguns produtos podem danificar e manchar o metal. O ideal é lavar o alumínio pelo menos a cada quinze dias, os objetos de alumínio são bastante resistentes e necessitam apenas de cuidados regulares.

  • Para remover sujidades soltas e poeira, utilize um espanador ou pano macio, ideal para evitar riscos e arranhões durante a limpeza.
  • Limpe a superfície utilizando um pano macio e que não solte fiapos ou esponja macia umedecida em água, fazendo o uso de um pouco de detergente neutro ou sabão em barra suave, para os locais de difícil acesso utilize uma escova de cerdas de plástico macia.
  • Limpe bem toda a área superficial da peça, retirando a sujidade que pode estar presente no metal.
  • Seque e lustre em seguida com a ajuda de um pano seco, macio e que não solte fiapos.

Panelas de alumínio e outros utensílios feitos com o metal, podem exigir uma melhor atenção e outros cuidados de higienização, para lavar panelas e outras peças onde exista um sujidade mais impregnada, aderida ao alumínio, é indicado o uso de um solvente neutro ou limpador especifico de alumínio.

Se a limpeza regular não foi o suficiente podemos utilizar uma receita, dica caseira para limpar panelas e outros utensílios domésticos de alumínio, basta utilizar uma pasta para limpar e devolver o brilho no metal.

Água: 1 copo cheio.
Açúcar: 1 colher de sopa.
Sabão em pedra: 300 gramas.
Limão: 2 colheres de sopa, também podemos substituir por vinagre branco.

Faça a mistura, derretendo o sabão em pedra e adicionado o limão, água e açúcar até dissolver tudo e formar uma pasta consistente.

Limpe a panela ou outro utensílio com a pasta e depois lave com água e detergente neutro. Seque em seguida com o auxilio de um pano que não solte fiapos e macio.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page


Tópicos relacionados:

2 Comentários para “Como limpar alumínio”

  1. carlos brezz disse:

    Como removo manchas que parecem ferrugem, mesmo não sendo.

Deixe um Comentário