Como limpar botas de couro



Botas de couro são ideais para diferentes épocas do ano, são calçados práticos, resistentes e de diferentes tipos, que podem ser combinados com diferentes roupas e acessórios.

Para começar a limpar botas de couro devemos ter alguns cuidados para não danificar o acabamento, embora seja resistente e durável, o couro também é delicado e uma manutenção errada pode causar a descoloração e degradação do material.

A bota de couro pode ser mais suja do que uma jaqueta de couro porque os solados estão em constante contato com o solo e isso faz com que se sujem e deteriorem mais rápido. Conheça algumas dicas para limpar botas de couro que você poderá tentar antes de levá-las para uma sapataria especializada.

Como limpar botas de couro

Leia também: como limpar nobuck

Para manter os calçados sempre com cara de novos e bem cuidados, passe um pano úmido em água para remover a sujeira e, em seguida seque passando uma flanela macia. Finalize todo o processo de limpeza escovando a pele suavemente com uma escova de sapatos e utilizando hidratantes especiais ou graxas em pasta que geralmente são produzidas com ceras naturais.

Se você precisa tratar a bota rapidamente, um truque simples é limpá-la com pano e, em seguida, lustrá-la com um creme hidratante, mesmo produto que passamos para cuidar da nossa pele.

Limpeza profunda da bota de couro

A primeira coisa a determinar é se a bota de couro é tratada ou não tratada, como o couro usado para fazer botas é geralmente um material poroso, isso torna o calçado mais suscetível a manchas de água.

Se a pele é tratada, uma boa dica para preservar e renovar o brilho é aplicar um produto para engraxar botas de couro. Utilize a cera com uma escova para sapatos ou um pano de algodão limpo.

Já para cuidar de botas não tratadas, podemos utilizar um produto para hidratar couro, que pode ser em óleo ou em creme hidratante. Esfregue o produto nelas com um pedaço de pano macio e por toda a superfície.

Antes de aplicar o produto para a proteção de botas, o calçado deve ser limpo de poeira e sujeira, remova toda as sujidades com a ajuda de um pano umedecido com um pouco de água, esfregue por dentro e por fora suavemente. Sujeiras impregnadas podem ser removidas localmente com um pouco de sabão neutro e água.

Limpe o solado da bota com uma escova de cerdas duras umedecida em água e detergente, você precisa ter um cuidado especial para esfregar as solas e evitar de lavar o couro com água.

Além disso, limpe em torno dos zíperes, costuras e tecidos com atenção, são os lugares mais sensíveis. Em seguida, quando terminar, passe um pano macio para secar e lustrar a bota de couro. Deixe secar naturalmente e na sombra.

Depois da limpeza, evite usar as botas durante o dia, o produto precisa de tempo para penetrar na pele.

Remover manchas

Para renovar o brilho, remover arranhões e alguns tipos de manchas, um truque caseiro muito eficaz é passar um pouco de óleo de oliva com um pano seco e macio sobre toda a superfície e, de forma uniforme como se estive lustrando.

Para remover mofo ou bolor, misture partes iguais de vinagre branco e azeite de oliva. Usando outro pano limpo e macio, esfregue essa solução para condicionar o couro. Finalize lustrando com um pedaço de pano e deixe secar na sombra.

Embora o azeite de oliva funcione tanto para limpar como conservar o couro da bota, também servirá para escurecer botas de couro claro, que podem ser da cor bege, amarela ou marrom.

Dicas e informações adicionais

  • Para evitar escurecimento ou desbotamento, antes de utilizar algum produto para limpeza ou recuperação, sempre testar em uma parte imperceptível primeiro;
  • Peças muito danificadas e que precisam ser recuperadas, geralmente devem passar por um tratamento adequado, precisam ser tratadas por lavanderias ou por especialista em limpeza de couro;
  • Recuperar a aparência do couro muito sujo pode ser uma tarefa difícil, você poderá raspar toda a sujeira seca e grudada com uma espátula plástica e depois passar um pano levemente umedecido, deixando secar naturalmente à sombra;
  • Embora, engraxar forneça proteção e até impermeabilize um pouco a superfície, o produto precisa ser de qualidade e incolor ou na cor semelhante do tecido. O produto pode ser passado duas vezes por mês, dependendo do uso do calçado.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário