Como limpar cadeiras de palha



Cadeiras com assento e encosto de palha são utilizadas a vários séculos. Hoje, são comumente encontradas em lojas e restaurantes rústicos, e também, em nossas casas como forma de decoração.

Diferente do tecido comum a palha é um material delicado que pode manchar com facilidade quando em contato com a sujeira ou quando não utilizamos os produtos corretos durante a limpeza.

O método para limpar uma cadeira de palha suja ou manchada é simples e podemos fazer isso sem muito esforço, utilizando alguns produtos caseiros.

Como limpar cadeiras de palha.

Leia também: como limpar móveis e objetos de vime.

Instruções

Primeiro use o aspirador, apesar de não ser um hábito quando o assunto é limpeza de cadeiras, aspirar o assento ajuda a retirar o pó e os ácaros que ficam acumulados no tecido de palha.

A segunda etapa é a mistura de água fria com um pouco de sal, também pode usar suco de limão. Feito isso, utilize um pano limpo e mergulhá-lo na mistura até que fique levemente umedecido.

Em seguida, passe o pano sobre o assento de palha, no sentido das tramas para evitar manchas.

Uma vez que você limpou o assento da sua cadeira, você deve deixá-la secar em um local ventilado. Tenha cuidado para não expô-la ao sol, pois pode descolorir, encolher ou danificar os seus componentes frágeis.

Se o assento de palha tem uma mancha, você deve passar um pouco de água e sabão neutro com uma escova de lavanderia. Remova a maior parte da água para evitar de encharcar a palha. Quando fazemos esse passo, em alguns casos, precisamos escovar bem para tirar as manchas, o que também poderia danificar a cadeira.

Para remover mofo ou bolor, faça uma mistura de 1/4 de xícara de chá de vinagre branco para 1/4 de água morna. Feito isso, também adicione uma colher de detergente neutro. Passe sobre a sujeira com a ajuda de uma escova de cerdas macias, lembrando-se de não encharcar muito as fibras, deixe agir por cerca de 10 minutos. Passe um pano levemente umedecido com água morna e enxugue qualquer umidade.

Dicas e informações adicionais

  • Cadeiras de palha natural não devem ser lavadas com água em abundância, e também não devem ficarem expostas às intempéries do tempo. Se isso acontecer, poderá utilizar um secador de cabelos no modo morno ou frio para secar as fibras de palha da cadeira.
  • Considere contratar um especialista em restauração de móveis para limpar cadeiras de palha antigas se estiverem muito sujas.

Pronto! Agora que acompanhou a matéria, também pode se interessar em aprender como limpar as cadeiras de tecido.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário