Como limpar o carpete



O carpete é um tipo de revestimento bastante durável, prático e de fácil manutenção. Neste artigo, você vai conhecer dicas de como limpar o carpete, deixaremos um passo a passo de como fazer a lavagem, a remoção de manchas e odores.

Utilizando os produtos de limpeza e métodos adequados é possível deixá-lo higienizado e limpo. Geralmente, para que a poeira e outras sujidades não se acumulem, é preciso realizar a manutenção semanalmente.

Uma higienização profunda do carpete é geralmente recomendada a cada um ou dois anos, onde é feita a lavagem completa do piso acarpetado.

Embora seja possível consultar um profissional especializado, que poderá realizar a limpeza com uma lavadora de carpetes e tapetes, também podemos realizar a manutenção em casa, utilizando produtos caseiros e de fácil acesso.

Limpar o carpete.

Limpeza de rotina

Depois de acarpetar o ambiente, a manutenção de rotina precisa ser feita semanalmente, deve ser feita com o aspirador de pó, o método mais eficaz de manter os carpetes sempre em perfeitas condições é aspirá-lo regularmente. Na verdade, recomenda-se limpá-lo duas ou mais vezes por semana e, diariamente, em locais de alto tráfego.

Ao utilizar o aspirador de pó, certifique-se que o aparelho está funcionando corretamente, lembre-se de limpar o aspirador de pó em intervalos regulares.

Assim o piso ficará livre de sujidades e não ficará encardido com o decorrer do tempo. Poderá economizar bastante tempo e esforço durante a limpeza profunda. A aspiração também ajuda na escovação das fibras, devolve a maciez e aumenta a sua vida útil, deixando o carpete com a aparência renovada.

Limpando o carpete

Depois de feita a manutenção de rotina, limpe a área suja do carpete com pano de algodão branco e que não solte fiapos, deverá ser umedecido em água morna e espuma de detergente neutro.

Para remover o encardido do carpete, pode-se utilizar uma solução doméstica, misture em 1 litro de água morna, uma colher de sabão em pó e uma colher de vinagre incolor. Agite bem, até que a mistura fique homogênea. A limpeza feita com água e vinagre, ajuda a desinfetar e neutralizar odores, além de ajudar na manutenção da cor.

Como lavar o carpete

Se o carpete precisa de uma lavagem, você poderá utilizar um xampu de carpetes. Existem muitos produtos diferentes de limpa carpetes no mercado, por isso certifique-se de escolher um de boa qualidade, que também serve para amaciar, perfumar e tirar manchas.

  • Geralmente, o produto terá de ser diluído em água morna, faça a solução de limpeza sempre seguindo as instruções da embalagem;
  • Usando uma escova de cerdas duras, esfregue o carpete no sentido das fibras, sempre evitando de encharcar o carpete, procure utilizar uma pano branco e macio para remover o excesso;
  • Quando terminar, deixe o ambiente bastante ventilado, espere o carpete secar completamente, deve-se evitar de pisar em carpetes úmidos, pois a sujeira presente nos calçados poderá impregnar as fibras;
  • Quando já estiver seco, passe o aspirador para remover os resquícios da superficie.

Fazer a limpeza e lavagem a seco

Se você precisa lavar o carpete mas não pode deixá-lo úmido, poderá limpá-lo a seco, utilizando um higienizador a vapor, se preferir, poderá tentar realizar a manutenção seguindo uma dica caseira.

  • Faça uma mistura de partes iguais de bicarbonato de sódio e amido de milho, o suficiente para cobrir toda a área e, em seguida, polvilhe o pó por todo o carpete;
  • Se você também deseja desinfectar o carpete a seco, poderá utilizar sal, polvilhe uma camada de sal em toda a superfície, deixe a mistura por pelo menos um dia e, em seguida, você pode completar a limpeza com o uso de uma aspirador de pó.

Remover manchas

Se derramar algo sobre o carpete, remova antes que seque, deve-se evitar de esfregar o local, utilize papel absorvente ou toalha para remover o máximo de sujidade possível.

  • Antes de secar, aplique água misturada com bicarbonato de sódio ou apenas água gaseificada. Deixe a mistura por alguns instantes e, em seguida seque a superficie, sempre seguindo o sentido de fora para dentro da área manchada;
  • Para acabar com manchas pegajosas, como balas e chicletes, antes de removê-la, deixe um cubo de gelo por alguns instantes sobre a área afetada;
  • Para manchas de mau cheiro, misture partes iguais de vinagre e água morna e aplique sobre a área com um pano ou borrifador.

Como cuidar do carpete

Para evitar sujidades, coloque bons capachos nas entradas do domicilio ou comércio acarpetado, utilizar um capacho limpo vai ajudar a impedir a entrada da sujeira transportada pelos moradores e visitantes.

As dicas apresentadas podem deixar o seu carpete em perfeito estado de conservação, no entanto, carpetes podem ser impermeabilizados, isso pode ser fundamental para aumentar sua longevidade e facilitar na manutenção do dia a dia, uma vez impermeabilizado líquidos e poeira terão mais dificuldades em encardir as fibras do carpete.

Dicas e informações adicionais

  • Cuidar bem do carpete é fundamental, faça a manutenção preventiva e evite desperdício de tempo e esforço;
  • A utilização de um serviço especializado de limpeza é uma garantia de que o carpete será higienizado corretamente;
  • Seguindo as dicas caseiras apresentadas neste artigo, é possível renovar a aparência do carpete, mas você sempre pode consultar o fabricante e seguir as suas orientações de cuidados e manutenção;
  • Você pode testar uma pequena área do carpete com o produto escolhido antes de iniciar a limpeza ou remoção de mancha.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário