Como limpar a chaleira elétrica



A chaleira elétrica é um utensílio culinário que serve para ajudar no preparo de certos tipos de alimentos, ajuda aquecer água rapidamente, proporcionando mais agilidade na cozinha.

Embora, está seja a principal vantagem deste eletrodoméstico, existem modelos que já contam com coadores removíveis, o que permite fazer cafés, chás ou até sopas usando o próprio recipiente.

Agora, seja de inox, alumínio, plástico ou feito de qualquer outro material, não basta colocar água e ligar o aparelho, para que dure por muito tempo é preciso estar sempre atento à limpeza rotineira.

Nesta matéria, deixaremos dicas para você cuidar e deixar o aparelho sempre limpinho e, em perfeitas condições. Acompanhe os passos necessários e aprenda como limpar uma chaleira elétrica utilizando produtos domésticos.

Como limpar uma chaleira elétrica.

Instruções

Antes de iniciar qualquer tipo de limpeza ou manutenção, certifique-se que a chaleira esteja fria e desligada da corrente elétrica. Não mergulhar a jarra elétrica nem a base na água, sempre evite molhar os componentes eletrônicos.

A primeira dica é fazer uma boa higienização antes do primeiro uso, é muito fácil. Antes de utilizá-la pela primeira vez, aqueça a água e jogue-a fora logo em seguida, este simples procedimento serve para eliminar possíveis resíduos do interior da jarra.

Para limpar o exterior do produto, você pode utilizar um pano macio e que não solte fiapos. Se existir sujidades impregnadas, utilize um pano levemente umedecido em água.

Limpe o interior da chaleira elétrica com uma esponja de cozinha macia e, em seguida, enxágue bem. Não utilizar produtos abrasivos para higienizar o aparelho.

Higienização e conservação

Algumas chaleiras elétricas já utilizam um filtro que ajuda a reter o calcário que pode estar presente na água. Se o seu modelo utiliza filtro, é importante limpá-lo com certa regularidade. Se ficar úmido, basta retirá-lo e enxaguá-lo, se ficar muito seco, basta escova-lo, sempre tomando cuidado para não danificá-lo.

Para remover manchas difíceis, remover depósito de minerais ou até mesmo limpar a chaleira elétrica em intervalos regulares, poderá utilizar vinagre, faça uma mistura de uma parte de vinagre para três partes de água.

Ligue o aparelho como se fosse aquecer água. Quando toda a mistura estiver devidamente aquecida, jogue fora. Desligue a chaleira e, em seguida espere esfriar para, em seguida, lavar a jarra com água e esponja macia. Repita este mesmo processo novamente, desta vez utilizando apenas água corrente.

Dicas e informações adicionais

  • Antes de realizar qualquer procedimento de limpeza, leia o manual de instruções do aparelho. As informações contidas ajudarão você a realizar o melhor procedimento de manutenção e utilização. Para que dure por muito tempo, não usar a chaleira para fins diferentes dos especificados no manual de instruções;
  • Para evitar sujidades impregnadas e de difícil remoção, espere a jarra esfriar e limpe a chaleira logo após a sua utilização. Evite deixar água na chaleira após o uso, com o decorrer do tempo, a água pode deixar depósitos minerais. Assim, certifique-se de esvaziar a chaleira elétrica após cada utilização;
  • Para prevenir ou pelo menos retardar o acúmulo de depósitos minerais, considere o uso de um filtro de água.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário