Como limpar colher de madeira de cozinha



Talheres e colheres de madeira são utensílios muito úteis quando usamos para cozinhar na cozinha. Elas fornecem fácil manuseio, não aquecem com o calor, não alteram o sabor dos alimentos e, acima de tudo, não danificam as superfícies de panelas e frigideiras.

Talvez o único inconveniente é que a madeira é um material poroso, a limpeza de rotina não pode ser feita em uma máquina de lavar louça. Mas, por um lado, muitas vezes as manchas de alguns alimentos permanecem na colher de madeira depois de uma primeira lavagem à mão.

Por isso, deixaremos algumas dicas e truques sobre como limpar a colher de madeira, aprenda como higienizar a superfície e como remover a cor escura utilizando produtos acessíveis e caseiros.

Como limpar uma colher de madeira.

Leia também: como limpar a tábua de carne de cozinha.

Instruções

No caso de colheres de madeira, alguns especialistas recomendam desinfetar a superfície, como elas são propensas a acumular restos de comida e umidade, podem tornar-se um lugar para as bactérias. A técnica é muito simples e, primeiro faça a lavagem com água e sabão neutro utilizando uma escova de cerdas duras ou esponja macia.

Agora, em uma tigela com água morna, coloque somente algumas gotas de água sanitária e deixe de molho por alguns minutos. A água deve cobrir os utensílios por completo para que seja possível branquear e desinfectar toda a superfície. Depois, basta lavar com sabão neutro e pronto.

Se você adicionou muita água sanitária ou a madeira da colher acabou ficando com aquele cheiro característico do produto, pode colocar os utensílios por alguns minutos em água quente com algumas colheres de açúcar. Feito isso, basta lavar e enxaguar normalmente.

Remover manchas

Uma dica simples para tirar manchas escuras da colher de madeira é passar uma lixa fina onde existir as sujidades. Outra alternativa é utilizar água oxigenada, alternativa eficaz contra manchas e sujeira. Despeje apenas duas colheres de chá do produto em um litro de água e, em seguida, deixe a colher de pau de molho por uma hora.

O limão também é bastante eficaz para higienizar e clarear os utensílios de madeira que temos na cozinha. Já com o utensílio seco, podemos passar a metade de um limão, esfregando sobre a superfície inteira.

Quando terminar, enxague bem todos os utensílios e coloque-os para secar, de preferência ao sol e em pé para que nenhuma umidade seja acumulada na madeira.

Feito isso, pode guardar em local seco e arejado. Como alternativa, se não for utilizar o utensílio por um longo período ou se deseja evitar mofo ou bolor, depois da limpeza, também pode guardar o objeto em um recipiente dentro do freezer ou congelador.

Remover odor das colheres de madeira

Para tirar odor das colheres de madeira, pode fazer uma solução de limpeza simples e eficiente.

Coloque a colher ou outro utensílio de madeira em uma solução com uma colher de sopa de água sanitária, duas xícaras de chá de água quente e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Feito isso, deixe o utensílio de molho por 20 a 25 minutos e, quando terminar, precisará enxaguar e secar bem todo o utensílio de cozinha.

Como conservar a colher de madeira

Para que a superfície não fique manchada novamente, podemos curar a colher de madeira, o procedimento é simples e serve para impermeabilizá-la. Faça isso facilmente ao passar azeite de oliva com a ajuda de um pouco de algodão para hidratar e manter as suas qualidades. Como alternativa, também pode utilizar óleo mineral próprio para produtos alimentares como tábuas de cozinha.

Pronto! Agora que aprendeu como deixar a colher de madeira limpa e higienizada, também pode acompanhar o artigo que já escrevemos sobre como limpar os armários da cozinha.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário