Como lavar e tirar mancha de mofo das roupas brancas e coloridas



Ter peças de roupas mofadas não significa que não possam ser limpas. Se você tem muita umidade em casa o mofo pode facilmente surgir nos armários fazendo com que as roupas e tecidos se tornem emboloradas com o tempo.

Algodão, linho, seda, lã ou outros materiais orgânicos como o couro são propensos ao bolor e esse tipo de mancha deixa um cheiro característico, a mancha pode ser prejudicial para suas roupas e até danificá-las.

Por isso, é recomendável saber como tirar manchas de mofo da roupa assim que elas aparecem. Neste artigo, deixaremos diferentes dicas para quem deseja aprender como limpar e lavar roupas brancas e coloridas com mofo.

Como lavar e remover mofo de roupas brancas e coloridas.

Produtos para remover o mofo da roupa

Existem diferentes produtos para lavar roupas com mofo o que também permite se livrar do bolor permanentemente. Além disso, alguns são produtos simples e acessíveis que você talvez já tenha em casa:

  • Alvejante
  • Vinagre
  • Suco de Limão
  • Bicarbonato de sódio
  • Detergentes especiais para remover manchas

Dicas para a remoção do mofo de roupas coloridas ou brancas

Existem diferentes dicas para remover mofo de roupas. Por exemplo, é melhor lavar a roupa em água quente. A água quente ajuda a eliminar mofo de forma eficiente. Antes, não se esqueça de não usar água muito quente porque pode danificar as estampas e outros acessórios das suas roupas.

Quando você está lavando a roupa com detergentes especiais para remover manchas, é melhor fazer dois ciclos completos na máquina e quando terminar de lavar a roupa, o ideal é pendurá-las no varal e no sol. O calor da luz solar permite eliminar o mofo restante. Além disso, a luz do sol tem um efeito de branqueamento natural que também pode ajudar a se livrar de manchas amareladas.

Um truque que pode funcionar é remover manchas de mofo de roupas coloridas com leite, mergulhe a parte manchada em leite e deixe a peça de molho no sol até que seque completamente. Em seguida lave com água e sabão e pendure no varal, de preferência ao abrigo do sol.

Remover mofo de roupas brancas com alvejante

Lavar a roupa branca mofada em uma solução de água morna e água sanitária pode ajudar a soltar as manchas, também pode pode ajudar a se livrar das sujidades deixadas nos tecidos com o decorrer do tempo.

Antes de usar alvejante, não se esqueça de verificar se as suas roupas têm algum tipo de aviso na etiqueta de instruções dizendo para não branquear ou não alvejar. Se isso acontecer, saiba que é possível encontrar nos supermercados alvejantes sem cloro para tecidos coloridos e delicados.

Sempre que for utilizar um produto para remover manchas de tecidos o melhor é fazer um teste em um local imperceptível primeiro para verificar como as suas roupas se comportam antes de usar o produto. Depois de misturar a solução de água sanitária e água na proporção indicada pelo fabricante, apenas certifique-se de não deixá-las de molho por muito tempo para que as fibras não sejam danificadas.

Como lavar roupa com água sanitária:

  • Coloque as suas roupas na máquina de lavar e, em seguida, adicione detergente para roupas. Quando terminar de encher a máquina de lavar com água, adicione um copo pequeno de água sanitária. Para saber a quantidade ideal o melhor é verificar as instruções, disponível no rotulo do produto;
  • Agora, coloque a sua máquina de lavar para funcionar como faria normalmente. Se você notar que as cores começam a ficar desbotadas, retire a roupa e lave bem com água e detergente suave.

Alternativamente, quem precisa lavar a roupa à mão pode colocar todas as peças manchadas de mofo no tanque ou em um recipiente com água e água sanitária:

  • Primeiro, certifique-se de usar uma concentração adequada do produto, cerca da metade de um copo de água sanitária para cada litro de água, o melhor é seguir as instruções do fabricante;
  • Deixe as roupas de molho por alguns minutos ou até que a sujeira solte, certificando-se de verificar o estado das peças em intervalos regulares para verificar se não começam a amarelar;
  • Quando terminar, lave-as na máquina de lavar ou no tanquinho com detergente apropriado para roupa, enxague bem em seguida. Lembre-se de não utilizar água sanitária em vestuários coloridos, se for necessário, precisará procurar alvejantes próprios para tecidos de cores.

Como lavar roupas com vinagre

Além de remover o cheiro desagradável o vinagre acaba com diferentes tipos de mofos existentes. Para fazer isso, coloque suas roupas na máquina de lavar junto com o detergente que atenda as suas necessidades. Deixe a máquina encher com água morna e, em seguida, adicione dois copos de vinagre para lavar. Para finalizar, deixe o equipamento completar o ciclo normal de lavagem.

Para poucas peças de roupas, pode tirar as manchas de mofo do tecido com vinagre localmente. Molhe a área da mancha com água e vinagre em partes iguais e depois esfregue a peça com a ajuda de uma escovinha até a sujeira começar a soltar. Poderá repetir se houver necessidade. Caso ache a opção demorada, deixe suas roupas de molho em um recipiente com uma solução de uma xícara de vinagre branco para cada balde de água, deixe a mistura por cerca de uma hora e depois lave normalmente. Posteriormente, pendure no varal para que a peça seque diretamente no sol.

Remover mofo de roupas com limão

Aplique suco de limão para neutralizar o mofo da roupa no local afetado, esfregue com uma escovinha macia e, em seguida, lave normalmente mas separado dos outros vestuários. Se desejar, também pode colocar um pouco de sal ou vinagre branco em partes iguais na solução, o que pode ajudar a remover o cheiro restante.

Como remover o cheiro de mofo das roupas

Se ainda existir o odor depois de tirar as manchas, pode tratar as peças para remover o cheiro de bolor das roupas. O procedimento é bastante simples e pode ser feito localmente ou na máquina de lavar, você precisará de água, vinagre e bicarbonato de sódio:

  • Dilua aproximadamente 1/4 de bicarbonato de sódio num copo de vinagre branco e, em seguida, adicione a mistura que acabou de fazer na máquina já cheia de água;
  • Espere o ciclo terminar e depois certifique-se de que as suas peças já não cheiram à mofo, no caso de ainda existir, poderá repetir o procedimento ou finalizar a limpeza localmente;
  • Para fazer isso, basta fazer uma pasta de bicarbonato e vinagre, depois é só aplicar no local da peça que ainda cheira. Esfregue suavemente com uma escova de lavanderia. Para finalizar, lave normalmente e deixe secar no sol.

Como evitar a formação de mofo nas roupas

Se existem roupas mofadas no guarda-roupas, pode ser porque você as armazenou ainda molhadas. Não só as roupas, mas sempre que você lavar edredons, travesseiros é outros artigos de tecidos que costumam reter água, é necessário secá-los completamente. Embora, alguns tipos de tecidos sejam imunes ao mofo, alguns não são.

Então, todo o vestuário que tenha sido lavado e depois tenha sido guardado ainda molhado, poderá proporcionar o surgimento de mofo, não só nas peças úmidas, mas em todo o armário.

A mesma dica serve para as peças de roupas com suor. Coloque suas roupas molhadas ou suadas em um cesto que não seja fechado para que você tenha mais tempo antes de lavá-las. Pendure as roupas molhadas, por exemplo, pela chuva, em algum local ventilado, onde o tecido pode arejar em primeiro lugar.

O mesmo procedimento vale para as roupas de banho molhadas. Toalhas de banho ou de rosto são suscetíveis a embolorar, coloque-as para secar no varal depois de usar. Se os seus calçados, como tênis ou sapatos também estão molhados você pode colocar algumas bolas de papel ou deixá-los secar ao ar livre ou em outro lugar ventilado antes de guardar.

Outra dica é verificar o estado do armário para desabafar as roupas que foram armazenadas da forma correta. Vários são os fatores que podem aumentar a umidade e mofo dentro de closets e armários. Por exemplo, pode ser necessário tirar o mofo da parede que fica atrás do armário. Se possível, deixe as portas dos armários abertas de vez em quando, durante o dia. Para ajudar a eliminar a umidade, pode espalhar algumas unidades de giz nos cantos e nas gavetas dos armários.

Dicas e informações adicionais

  • Se você encontrar uma peça de roupa embolorada, você deve removê-la o mais rapidamente possível. Uma das principais razões para limpar mofo são os sintomas que isso pode causar. Se você está vestindo roupas com mofo, você pode sentir diferentes tipos de alergia;
  • Se você não consegue encontrar a origem do surgimento de mofo em suas roupas ou em sua casa, pode utilizar um desumidificador ou ventilar o ambiente para que a umidade seja removida;
  • O ideal é tirar o mofo da roupa rapidamente, assim os danos causados no tecido são minimizados, por isso, se a roupa está a muito tempo com a sujidade, pode acabar destruindo as fibras do tecido. Além disso, também vai deixar uma mancha maior nas peças, e que pode ser mais difícil de remover.
  • Se o seu guarda-roupa é de madeira, já deixamos diferentes dicas e truques passo a passo de como tirar bolor ou mofo de madeira.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário