Como lavar um lençol de microfibra



De um modo geral, o lençol de microfibra é um material produzido com uma mistura de fibras sintéticas ou artificiais e que podem ser poliéster, náilon, acrílico e poliamida.

Microfibra é um tecido fino e macio que também proporciona algumas características interessantes para serem utilizadas na confecção de roupas de cama, como isolamento térmico, durabilidade, resistência e secagem rápida.

Lavar lençol de microfibra em casa não é uma tarefa complicada, mas existem algumas coisas que precisamos aprender para manter o tecido sempre macio e com aspecto de novo.

Como lavar um lençol de microfibra.

Lavagem e secagem de lençóis de microfibra

Você pode lavar e secar seus lençóis de microfibra em sua máquina de lavar e secar roupas, com água morna ou fria e, em temperatura de secagem baixa. Apenas não se esqueça de verificar as instruções de lavagem e secagem presentes na etiqueta. Muitos lençóis de fibras sintéticas podem ser lavados diretamente na máquina, mas é melhor consultar as instruções para evitar danos.

Antes de lavar as peças, procure sacudir um pouco o lençol para remover todos os tipos de sujidades soltas, fiapos e poeira quem podem estar presentes sobre as fibras do tecido.

Além disso, uma boa dica é procurar por manchas nos lençóis e removê-las antes de fazer a lavagem. Por exemplo, para lavar lençóis manchados e bastante encardidos podemos aplicar um pouco de alvejante sem cloro sobre a área afetada porque permite tirar manchas sem danificar as fibras.

Para evitar a formação de fiapos e bolinhas nos lençóis de microfibra, você deve evitar lavá-los juntamente com toalhas, jogos de cama ou com outros tecidos de algodão. Um dica simples é higienizá-lo com materiais e cores semelhantes.

Outra dica muito simples e eficiente para evitar a formação de marcas de sabão, mesmo durante a lavagem é misturar bastante o detergente em pó para lavar roupas antes de colocá-lo na máquina. Além disso, você também pode usar detergente líquido para minimizar o excesso de resíduo.

Seguindo essas dicas, basta colocar todas as peças na máquina e utilizando um ciclo delicado. Quando terminar, prefira locais ventilados para estender o lençol. Ao colocar no varal para secar, procure deixar as peças na sombra para não desbotá-las com o decorrer do tempo.

A maioria dos lençóis de cama de microfibra podem ser colocados na secadora, mas é necessário conferir a etiqueta e capacidade da máquina para não sobrecarregar o eletrodoméstico. Evite temperaturas altas para não deformar o tecido de microfibra. O ideal é secar em temperatura baixa e sempre virando as peças em intervalos regulares.

Como manter lençóis de microfibra

Em geral, o lençol de microfibra é bastante durável e resistente à manchas. Seguindo alguns cuidados podemos manter nossas peças em perfeito estado de conservação e por muito mais tempo:

  • Procure trocar os lençóis semanalmente ou quando começarem a ficar sujos para evitar o acumulo de manchas e sujidades impregnadas;
  • Quando terminar de limpar o lençol de microfibra você poderá sacudir as peças ainda úmidas antes de pendura-las porque ajuda a reduzir o enrugamento, vincos e permite acelerar o tempo de secagem;
  • Não use água sanitária para clarear ou tirar manchas, mofo e bolor porque se fizer isso o tecido de microfibra vai se desgastar ou se deteriorar rapidamente;
  • Procure não usar muito amaciante porque pode obstruir o revestimento de microfibra ao formar uma pequena película sobre os fios que reduz a absorção de água, tornando as características do tecido menos eficazes.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone


Tópicos relacionados:

Deixe um Comentário